quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Protestos: Cuiabá reúne 20 mil, Sinop teve passeata, em Sorriso foi com chuva, Guarantã bloqueia 163; veja em Lucas e Mutum

PUBLICIDADE

A BR-163 foi liberada, agora há pouco, em Guarantã do Norte. Cerca de 500 manifestantes a haviam trancado, por volta das 14h, em protesto contra a corrupção, redução do preço do combustível e preços da energia elétrica.  Apenas ambulâncias e viaturas policiais podiam passar. A fila de veículos vai diminuindo aos poucos.

Em Sinop, a maior cidade do Norte do Estado, centenas de manifestantes  deixaram a praça Plínio Callegaro e seguiram em passeata pela avenida Júlio Campos indo até a praça da Bíblia onde havia muitas outras pessoas concentradas. Os sinopenses se uniram, vestidos com as cores verde e amarelo, carregando faixas ("Fora corruptos”, “Vamos limpar o Brasil”, o povo é a força"), e voltaram pela Julio Campos, passando pela avenida avenida das Itaúbas e Embaúbas e houve concentração em frente à prefeitura municipal onde os manifestantes cantaram o Hino Nacional.

Mesmo debaixo de uma forte chuva, manifestantes em Sorriso fizeram passeata pelas avenidas Natalino Brescansin e Blumenau, e se concentram na na praça das fontes. Parte seguiu a pé e outra em veículos. As cores predominantes foram verde e amarelo com faixas escritas “Fora Dilma”, entre outras.

Em Lucas do Rio Verde manifestantes fizeram passeata na avenida Mato Grosso, uma das principais da cidade. Eles usaram faixas e cartazes, com frases contra corrupção. O número de participantes ainda não foi confirmado.

Em Alta Floresta, os protestos começaram por volta das 8h e terminou às 11h. Os manifestantes se reuniram no terminal rodoviário, Praça da Cultura e Igreja Matriz. Houve também passeata e carreata, que percorreram as avenidas Ludovico e Aristo da Riva, principais vias da cidade, no centro. Alguns participantes levaram cartazes pedindo o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) e cobrando o combate à corrupção na Petrobras, e em várias esferas do governo. A Polícia Militar ainda não confirmou, mas a estimativa é que mais de 500 pessoas participaram.

Em Nova Mutum a manifestação reuniu cerca de 1,2 mil pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.  Os manifestantes se reuniram no trevo de entrada da cidade e seguiram em passeata até a Praça da Bíblia no centro, onde aconteceu a grande concentração que foi marcada com a execução do hino nacional. Representantes de vários seguimentos discursaram e reforçaram os motivos do protesto, como combate à corrupção. Havia cartazes com dizeres como "Dilma, sua permanência no Palácio do Planalto se tornou insustentável" e "Chega de Corrupção".

Já em Cuiabá, de acordo com Gazeta Digital, cerca de 20 mil pessoas participaram da manifestação, que teve concentração na Praça Alencastro, no centro. A estimativa é da Polícia Militar. Os manifestantes estacionaram seus carros nas imediações e também cantaram o Hino Nacional. Ainda expuseram cartazes com dizeres como “PeTrolão, Lula e Dilma chefes do bando, impeachment JÁ”.

Manifestantes também percorreram várias ruas de Tangará da Serra.  Eles se encontraram no cruzamento da avenida Brasil com Mauá, e seguiram até a Praça dos Pioneiros. Ainda não foi confirmada a quantidade de pessoas que protestaram.

Na cidade vizinha, Campo Novo do Parecis, cerca de 400 manifestantes, com apoio de várias entidades, percorreram, esta manhã, as principais avenidas da cidade, entoando gritos de ordem como “o povo acordou” e “cidadão preste atenção! Este é o movimento contra a corrupção”.

Em Rondonópolis, o protesto teve início às 16h e reuniu moradores, agricultores, representantes da seccional da Ordem dos Advogados (OAB-Rondonópolis) e da Associação Comercial de Rondonópolis (ACIR), e outras entidades. Os organizadores estimam que mais de 4 mil pessoas participaram. Com faixas e cartazes, também pediam o afastamento de Dilma. Um palco foi montado e alguns representantes do movimento utilizaram o espaço para cobrar o fim da corrupção no país. Artistas locais também se apresentaram. A Polícia Militar não registrou incidentes.

Barra do Garças também aderiu ao movimento e cerca de 2 mil pessoas foram às ruas protestar contra o governo. Os manifestantes deram ênfase para as falhas no programa de financiamento estudantil “Fies”, uma vez que a cidade é considerada pólo em educação. A manifestação começou às 16h, em frente a praça Sebastião Alves Júnior, seguiu com uma carreata pela avenida Ministro João Alberto e foi encerrada com a execução do hino nacional, às 18h, na concha acústica da prefeitura, no centro.

Mais informações em instantes. 

(Atualizada às 20h06 – Fotos do protesto em Sinop, Guarantã, Nova Mutum, Cuiabá, Sorriso, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde  e Sorriso   Fotos: Só Notícias/Luiz Ornaghi/Décio Pereira/Chico Telo/ Welington Sabino-Gazeta/Só Notícias/ Bruno Bortolozo / José Lúcio / Robson Alex)

Assista

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio ao acertar cinco números na Milionária

O bolão de Cuiabá foi premiado, ontem à noite,...

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE