sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Primeiro dia de carnaval em Cuiabá tem visita do governador e comitiva da Segurança Pública

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Segurança Pública, Fábio Galindo, estiveram na noite de sexta-feira (05.02) na Praça da Mandioca, na Capital, para acompanhar de perto o trabalho operacional das forças de Segurança Pública, empregadas para atuar nos cinco dias de feriado em todo o estado. A praça, localizada na região central, é um dos principais pontos de carnaval em Cuiabá.

A visita ao local no primeiro dia de festa foi acompanhada pelo secretário de Fazenda, Paulo Brustolim, e os comandantes e diretores da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec)

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) montou um planejamento operacional integrado para garantir a tranquilidade da população nos cinco dias de carnaval. Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec estão atuando em duas frentes: prevenção e fiscalização. Haverá vários pontos de blitz da "Operação Lei Seca", tanto na capital quanto no interior.

“Designamos todo o efetivo possível para fazer a segurança nos locais de carnaval, não só na baixada cuiabana como em todos os lugares de festa no estado”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Gley Alves, orientando que o folião evite os fatores que geram conflito e a desordem, como o excesso de bebida alcoólica, para que possa aproveitar o carnaval com tranquilidade.

Mais de 5 mil policiais e 411 viaturas da Polícia Militar serão empregados nos 80 locais de festas públicas em 72 municípios mato-grossenses. O Corpo de Bombeiros empregará um efetivo de 221 militares e 53 viaturas. A Politec contará com 274 servidores e a Polícia Civil com 1.014 policiais e 145 viaturas. "A Polícia Civil, em todo o Estado, está trabalhando com escala reforçada para o recebimento de eventuais ocorrências”, destacou o diretor da Polícia Civil, Adriano Peralta.

Durante o tradicional carnaval da Praça da Mandioca, Pedro Taques pediu ao cidadão que brinque dentro da legalidade. “Se beber, não dirija. Se dirigir, não beba. Respeite as pessoas que estão nas ruas aqui na Praça da Mandioca, em Santo Antônio, Acorizal e em todos os locais. Que esse carnaval seja o carnaval menos violento de todos os tempos. Para isso, a Secretaria de Segurança está nas ruas, para que o cidadão possa se divertir”.

A operação "Carnaval Com Segurança 2016" tem como foco ações integradas e pontuais que estão sendo realizadas em todos os locais com previsão de carnaval de rua. As ações contam com policiamento ostensivo, comboios veiculares, bem como atividades de fiscalização contra incêndio e pânico, atividades de Polícia Judiciária e Inteligência e perícias de modo geral.

A aposentada Robertha Castilho Santos foi com a família pular o primeiro dia de Carnaval da Praça da Mandioca e aprovou a segurança no local. “A presença de um grande número de policiais me fez sentir segura e aproveitar mais a festa”.

Ao acompanhar o trabalho na praça, o secretário de Segurança Pública destacou pontos positivos da visita. “Dois fatores importantes foram vistos esta noite. O primeiro foi os profissionais da Segurança Pública na rua trabalhando, a Politec com um plantão especial para o carnaval e a Polícia Civil com reforço nas delegacias, caso haja condução, para lavratura de flagrante.  O segundo ponto foi o cidadão estar feliz, aproveitando seu carnaval com alegria e diversão".

Fábio Galindo reforçou ainda que o mato-grossense pode aproveitar momentos festivos e não se preocupar com a segurança. "Quem tem que se preocupar somos nós e é por isso que estamos na rua, para que nos preocupemos com todo o planejamento e que o cidadão possa aproveitar tranquilo o carnaval”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE