quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura de Sinop cogita demitir servidores da Educação que continuarem em greve

PUBLICIDADE

Os profissionais da educação, que decidiram, esta manhã, continuar em greve, podem ser exonerados após 30 dias. A assessoria de comunicação da prefeitura informou, há pouco, que pode abrir uma sindicância após o período, caso os trabalhadores continuem em greve. “É o que a lei determina. A prefeitura já provou que não tem condições de cumprir as reivindicações e tivemos uma decisão dizendo que a greve é ilegal e que podemos cortar os salários. Não temos mais o que conversar com o Sintep. Se em um mês eles não voltarem ao trabalho, podemos sim pedir exoneração”, informa a assessoria. O corte nos salários já vem sendo feito desde o início do movimento. Um dos embasamentos pode ser a decisão do desembargador Guiomar Borges, do Tribunal de Justiça, que considera ilegal a paralisação, que hoje completa 36 dias.

A secretaria de Administração explica que processo para exonerar um servidor público passa por uma comissão e o resultado final é divulgado três vezes em Diário Oficial, no prazo máximo de 90 dias. Para a presidente do Sindicato dos Profissionas da Educação Publica de Mato Grosso (Sintep), Sidinei Cardoso, a ameaça de exoneração não preocupa os profissionais. “Vale lembrar que não foi sequer falado sobre exoneração na decisão do desembargador. Além disso, para exonerar levaria muito tempo”, afirmou, durante a assembleia, pela manhã, onde a categoria decidiu continuar o movimento até que o plento do Tribunal de Justiça julgue recurso onde são explicados os motivos da greve.

O sindicato espera que voltem a fazer greve parte dos profissionais que estava parada mas voltou às salas de aulas após os cortes nos salários, considerando que a prefeitura pretende pagar o salario descontado somente quando as aulas forem repostas. “Eles voltaram para o trabalho sob ameaça, assédio e pressão. Não foi espontaneamente. Então, que eles voltem para a greve e fortaleçam o movimento”, afirmou Sidinei.  Segundo o Sintep, 30% dos profissionais permanecem em greve.

Os profissionais reivindicam equiparação salarial com os do Estado, que ganham R$ 1,7 mil enquanto os municipais R$ 1,6 mil, além da diminuição da jornada de trabalho de 40 para 30 horas.

O desembargador Guiomar Borges afirmou que as propostas do Sintep teriam “grande impacto no orçamento do município, que já está em seu limite prudencial” (estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o percentual máximo em relação a arrecadação que pode ser gasto com salários) e que a prefeitura “não está de modo algum a afastar a relevância dos serviços educacionais prestados pelos professores, nem mesmo da justeza da luta por melhores salários, porém, o fato é que o ente público, ao menos por ora, encontra-se engessado em acolher todas as exigências da categoria. Mas, frisa-se, uma parcela significativa das reivindicações foi atendida, qual seja, a adequação dos salários ao piso nacional".

O Sintep alega que os trabalhadores continuam "sem salário, sem proposta e sem reposição" e que, enquanto não houver uma reunião com a prefeitura, a greve continuará. Os servidores decidiram que vão continuar se mobilizando, fazendo 'plantão' em frente o setor de Recursos Humanos da prefeitura e esta noite irão à sessão da câmara tentar apoio dos vereadores.

No dia 4 de setembro, uma reunião entre Sintep e prefeitura, intermediada pelo Ministério Público, pode resultar em acordo e encerrar a paralisação.

O município conta com 1,4 mil professores e cerca de 13 mil alunos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...

Sinop é 2º no Estado com mais ações judiciais por acidentes de trabalho

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso analisa cerca...

Programações esportivas serão ampliadas com mais equipamentos em Matupá

A secretaria municipal de Esporte e Lazer em Matupá...
PUBLICIDADE