sábado, 20/abril/2024
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Obras da BR-163 de Mato Grosso ao Pará vão receber mais R$ 66 milhões

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As obras de pavimentação da BR-163, da divisa de Mato Grosso sentido a Santarém (PA) vão receber  R$ 66,6 milhões em investimentos, oriundos R$ 74 bilhões assegurados em crédito extraordinário, por meio de Medida Provisória editada presidente Dilma Rousseff (PT). O valor é previsto no Projeto da Lei Orçamentária Anual deste ano, que ainda não foi aprovada, por isso, a MP é uma forma se garantir que esses investimentos continuem e possam ser executados. Contudo, prazos não foram divulgados.

No 11º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), divulgado em dezembro passado, o  Ministério do Planejamento aponto u que a pavimentação e restauração dos 999 quilômetros da BR-163 da divisa de Mato Grosso a Santarém (PA) ainda segue lenta. Consta que entre 2011 e 2014, os trechos já finalizados somavam apenas 381 quilômetros, 38,1% do total. A previsão de conclusão é somente em 30 de dezembro de 2016. O investimento feito entre 2011 e agora chegou a R$ 1,5 bilhão, mas entre 2007 e 2010 já haviam sido aplicados outros R$ 752,8 milhões. Os trabalhos são conduzidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Exército.

As ações são implementadas em 3 lotes. O único já concluído foi a pavimentação de 52 quilômetros no trecho 3, de Guarantã do Norte em Mato Grosso a divisa com o Pará. Os trabalhos foram conduzidas pela prefeitura e também o Exército, segundo o relatório do Ministério. Entre 2011 e este ano foram aplicados cerca de R$ 34,5 milhões, contudo, entre 2007 e 2010 já havia sido investidos R$ 88,7 milhões.

Conforme Só Notícias já informou, apesar do andamento das obras, a presidente Dilma Rousseff anunciou que quer conceder 976 quilômetros da BR-163 de Sinop ao porto de Miritibuba (PA). Os estudos estão em andamento e não há previsão para divulgação do edital de concessão.

 O setor produtivo espera a conclusão da via, diante da expectativa de redução no preço do frete em até 30%, já que grande parte deve passar a exportar a produção mato-grossense pelo arco norte.

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