quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Novo tremor de terra é registrado em município do Nortão

PUBLICIDADE

Um novo tremor de terra foi registrado em Mato Grosso, desta vez em Porto dos Gaúchos (249 quilômetros de Sinop). De acordo com o observatório sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), o abalo sísmico alcançou a magnitude de 2,1 graus na Escala Richter, às 10h46, no último domingo (10). Uma fonte de Só Notícias informou que o tremor não foi sentido pelos moradores e não houve relatos de prejuízos.

Porto dos Gaúchos é um dos municípios mais atingidos por abalos sísmicos em Mato Grosso. Apenas no mês de agosto, o observatório registrou quatro tremores no município, com magnitudes que variaram de 2,2 a 2,7 graus na Escala Richter. Até agora, a UnB contabiliza 835 eventos ao longo dos anos em Porto dos Gaúchos. O maior deles ocorreu 31 de dezembro de 1955 e atingiu 6,2 graus.  

Conforme Só Notícias já informou, um tremor de terra foi sentido no último sábado (9), por moradores do município de Araguaiana (53 quilômetros de Barra do Garças). A artesã Nedi Divina Santos, moradora do distrito de Cachoeirinha, a poucos quilômetros do centro de Araguaiana, contou que o abalo durou poucos segundos. “Foi muito rápido. Parecia o movimento de um caminhão caçamba. Teve uma ‘tremedeira’ que durou pouco. Eu estava deitada e escutei. Meu filho também ouviu”.

O relato foi semelhante ao do aposentado Anicácio Mecena Coutinho, também morador da região de chácaras de Araguaiana. “Foi como se estivesse caindo alguma coisa. Escutei uma pancada muito forte. Muito rápido. Na hora não soube o que era. Depois, no dia seguinte, ouvi os vizinhos comentando e ‘caiu a ficha’”, relatou, ao Só Notícias.

No último ano (entre setembro de 2016 e setembro de 2017), foram registrados 40 tremores de terra em Mato Grosso. O de maior magnitude (3,5 graus) foi em Aripuanã, em setembro do ano passado. No último mês, segundo a UnB, além dos quatro tremores em Porto dos Gaúchos, também foi registrado um evento em Terra Nova do Norte (1,9 graus).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE