quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Nove obras da Copa do Mundo foram retomadas e cinco continuam paralisadas em Cuiabá

PUBLICIDADE

Quase quatro anos após a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e a poucos meses da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, 14 obras de mobilidade urbana que eram previstas para a Grande Cuiabá e eram a promessa de um legado para Mato Grosso ainda se arrastam entre atrasos e paralisações. São obras inacabadas, projetos mal feitos, serviços sendo refeitos e construtoras se recusando a fazer. Algumas dessas obras ainda não possuem nem mesmo uma data para serem retomadas.

De acordo com o secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos, pasta que ficou responsável por parte das obras, muitos trabalhos foram mal executados e muitos serviços estão precisando ser refeitos. Mas, apesar disso, ele garante que todas as obras previstas para o Mundial, à exceção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ficam prontas ainda este ano.

Em 2015 a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) assumiu 22 contratos inacabados referente às obras da Copa 2014. Desses, 19 são referentes à execução de obras, como as trincheiras e pontes, aeroporto, Arena Pantanal, VLT e outros. Os três restantes compreendem a contratação de empresas gerenciadoras. Seis obras estão em andamento com previsão de entrega no primeiro semestre desse ano e cinco estão paralisadas, mas devem ser retomados até o fim de 2018. As outras foram concluídas.

Outras três obras não entraram na conta da Secid, sendo o Complexo Salgadeira, a drenagem no entorno do Viaduto da UFMT e as obras na cabeceira da Ponte Benedito Figueiredo, mas também devem ser entregues no primeiro semestre desse ano. Todas eram obras pertencentes ao planejamento para a Copa de 2014 e apesar de duas delas, Viaduto UFMT e Ponte Benedito Figueiredo, terem sido entregues na gestão passada, ambas apresentaram problemas em decorrência da falta de planejamento na época. A Salgadeira está sobre responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico via Secretaria de Turismo e a Secid é responsável pela fiscalização.

Das nove obras que estão em andamento, a maioria teve problemas com projetos e construturas. Exemplo é a trincheira Santa Rosa. As obras iniciaram em 2012, mas em 2013 o governo rescindiu unilateralmente o contrato com a Ster Engenharia, que não estava conseguindo executar a obra. Durante o Mundial, apenas as laterais da trincheira foram liberadas. O acesso às vias internas da trincheira foi liberado só em dezembro de 2014.

A obra foi licitada novamente e a empresa Camargo Campos assumiu o contrato, mas em agosto de 2016 entrou em falência. Apenas em dezembro de 2017 foi que a empresa Concremax foi contratada por R$ 4,9 milhões para terminar a obra. A previsão é que em abril a obra seja entregue. Os anúncios das obras, na verdade, criaram grande expectativa na população, principalmente para os cuiabanos. Para aqueles que vivem próximo ao Córrego Mané Pinto e avenida 8 de Abril, a notícia era de fim de muitos problemas. Mas, até hoje, nada. As obras para revitalizar a área do córrego e da avenida ficaram quase dois anos paralisadas, o contrato foi aditado valores e prazos seis vezes, passando do valor inicial fixado em R$ 19,8 milhões para R$ 25,7 milhões. Retomada em junho de 2016, a previsão é entregar a obra em julho.

O Centro Oficial de Treinamento (COT), da Universidade Federal de Mato Grosso, está com obras a todo vapor. Na última semana começou a ser colocada a pista de atletismo que veio da Itália, adquirida pela UFMT. Ainda faltam 15% do projeto para serem concluídos. Já o COT em Várzea Grande continua com as obras paralisadas. A previsão é que o COT da UFMT esteja pronto no primeiro semestre deste ano. O Estado também retomou as obras do Aeroporto e do Complexo da Salgadeira. No caso do primeiro, a reforma e ampliação, que era considera umas das principais obras para a Copa do Mundo em Cuiabá, foi iniciada em 2012. Para a realização do Mundial foi feita uma ‘maquiagem’ e no fim, tudo deu certo no jeitinho brasileiro e com a recepção calorosa do povo cuiabano.

Em dezembro de 2014 as obras foram paralisadas e só foram retomadas em dezembro de 2016, com previsão de entrega para agosto de 2017, estendido para dezembro do ano passado. Com 86% das obras executadas, a conclusão ainda não chegou. Já a Salgadeira, teve as obras retomadas em setembro do ano passado. A previsão é que o local seja reaberto em abril desse ano. Ainda estão em andamento a construção da avenida Parque do Barbado, para desafogar o tráfego na região do Coxipó, a restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal; e a drenagem no Viaduto da UFMT, após três anos de alagamentos na região no período de chuva. Obra também na ponte Benedito Figueiredo, que desmoronou após ser entregue.

O governo do Estado não conseguiu dar prosseguimento a cinco obras. No caso da Arena Pantanal e a Trincheira Jurumirim Trabalhadores tiveram os contratos judicializados. A Arena tem 98% das obras executadas. A Trincheirona está com 97,8% dos trabalhos concluídos. O COT Pari, que teve 70% das obras concluídas, sofreu com a ação do tempo e de vândalos. A obra já teve nove aditivos de prazos e valores. Lançada ao custo de R$ 25,5 milhões o valor final ultrapassa R$ 31,7 milhões.

Por fim, a duplicação da Archimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho, continua parada. Ela é apontada como uma das mais “mal feitas” e conta com inúmeros problemas na execução dos trabalhos. A projeção de retomada é só em 2018. O contrato está com a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), que exigiu a realização de um levantamento topográfico, de pavimento, incluindo base e sub-base. Resultado será apresentado à empresa para reinício dos trabalhos. E a obra mais cara entre as previstas para a Copa do Mundo em Cuiabá, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), deve ter nova licitação lançada no início de abril de 2018. Valores ainda estão sendo calculados por comissão elaborada que envolve Procuradoria Geral da República (PGE), CGE e Secid-MT.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE