terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: entidades alertam empresários e funcionários sobre notas falsas

PUBLICIDADE

A Associação Comercial e Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (Acenm/CDL) estão orientando os empresários e funcionários de estabelecimentos comerciais a ficarem atentos quanto a circulação de cédulas falsas. No período de final e início de ano, devido ao aumento no volume de vendas de diversos setores, esse crime se torna mais comum.

“Nós temos recebido alertas de lojistas associados sobre a entrada de notas falsas no comércio de Nova Mutum. A preferência dos falsificadores tem sido as notas de R$ 20. É importante que todos fiquem atentos, os golpistas estão cada vez mais especializados neste tipo de crime. Atualmente essa checagem é feita constantemente de maneira visual e tátil, mas é possível se conseguir máquinas e canetas especializadas em identificar a falsificação. É um investimento que vale a pena”, destaca o presidente da CDL, Rodrigo Rigoni.

Dentre as dicas repassadas por especialistas estão checar com os dedos a textura da nota (ásperas são verdadeiras, falsas são lisas). Todas as notas possuem uma marca d’água visível se colocada contra a luz, um fio de segurança e uma tarja que se movimenta mostrando o valor da nota.

Segundo as autoridades, golpistas agem sempre nos momentos de grande movimento no estabelecimento e também no final do expediente, quando os funcionários normalmente estão mais cansados mentalmente.

A Acenm/CDL recomenda ainda a comunicação policial imediata, para que as autoridades possam localizar o criminoso e ressarcir o prejuízo.

O Código Penal Brasileiro prevê em seu artigo 289 que falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso é crime com reclusão que varia de três a 12 anos de prisão, além de multa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...
PUBLICIDADE