sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

MP aponta que concessionária implantou sistema de esgotamento sanitário em Peixoto após ação civil

PUBLICIDADE

A promotoria de Justiça de Peixoto de Azevedo informou, hoje, que a concessionária de águas implementou no município o sistema de esgotamento sanitário no percentual previsto no contrato de concessão firmado em 1º de setembro de 2000, o qual estabeleceu que, no prazo de 13 anos, a APA deveria cumprir a meta de atendimento do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário de 70% da população residente na área urbana. A implantação ocorreu após ser ajuizada ação civil pública.

De acordo com a promotora Daniele Crema da Rocha de Souza, a implementação do sistema é resultado do ajuizamento da ação, no ano de 2013, pelo promotor de Justiça que atuava na época, Henrique de Carvalho Pugliesi, "vez que, após o vencimento do prazo contratual, constatou-se que o serviço não havia sido colocado à disposição da população. No transcorrer da ação foi firmado acordo judicial, no qual ficou estabelecido o prazo de um ano e meio, a contar da assinatura do termo, para a implantação de 30% da cobertura do sistema de esgoto sanitário e, no prazo de dois anos e meio, a implantação do restante da cobertura da população de Peixoto de Azevedo (70%)", informa a assessoria.

Ainda de acordo com o MP, ficou estabelecido, ainda, que as obras deveriam iniciar 90 dias após a obtenção da Licença de Instalação (LI), devendo ser juntado no prazo de 30 dias – após a assinatura – laudo técnico que justificasse o prazo de execução das atividades e, em 60 dias, o Projeto Básico para implantação do sistema. “Contudo, após a homologação do acordo a Concessionária informou que devido à ausência da obtenção das licenças ambientais de instalação e operação junto à SEMA, não seria possível o cumprimento do acordado no prazo anteriormente estipulado, tendo requerido dilação de prazo para cumprimento da avença na data de 25/06/2015”, explica a promotora.

Posteriormente, houve nova repactuação entre Ministério Público e a empresa APA para conclusão da obra, tendo em vista a demora na obtenção da licença ambiental, e finalmente,o percentual exigido no contrato de concessão foi devidamente cumprido (70% da cobertura em área urbana). “A Licença de Operação foi obtida no último dia 24 e, com isso, a concessionária passará a fornecer o sistema de coleta e o tratamento do esgoto sanitário aos moradores da zona urbana, garantindo a proteção da saúde pública e do meio ambiente. Além disso, nas tratativas restou acordado que o município de Peixoto se responsabilizará pela fiscalização das obras e serviços prestados pela Concessionária, conforme previsão legal e contratual.

A informação é da assessoria do Ministério Público.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE