sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Morre no Hospital Regional de Sorriso paciente infectada com superbactéria; unidade foi liberada

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou a morte de uma mulher, de 79 anos, que estava internada no Hospital Regional de Sorriso e havia suspeita de ter contraído uma superbactéria. A nota aponta que ela esteve hospitaliza por 81 dias devido a uma queda que ocasionou fratura transtrocanteriana de fêmur direito. A paciente também era portadora de doença de Alzheimer, hipertensa, cardiopata e anemia.

“O hospital esclarece que a paciente foi internada na UTI na data de 8 de setembro, devido ao agravo do quadro pulmonar. O tratamento indicado foi antibioticoterapia com Meropenem, Teicoplamina e Tazocin. Com resposta positiva ao tratamento e melhora clínica, no dia 21 de setembro, a paciente foi submetida à cirurgia para correção da fratura do fêmur direito. A paciente apresentou quadro de infecção. Coletado material para cultura e antibiograma, o resultado detectou a presença da bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) – a chamada superbactéria. Após avaliação clínica, foi alterado os antibióticos para Meropenem e Polimixina B, adequado ao perfil de sensibilidade e a paciente foi encaminhada ao isolamento na clínica médica”, aponta nota encaminhada ao Só Notícias.

Os médicos realizaram o tratamento necessário e o diagnóstico posterior apontou a ausência da superbactéria no organismo da idosa. “Porém verificou-se piora clínica com súbito quadro de insuficiência respiratória aguda seguida de parada cardiorespiratória e lamentavelmente a senhora veio a óbito em 27 de novembro”, apontou a assessoria de imprensa da secretaria.

Sobre a interdição da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sorriso, a secretaria estadual esclareceu que, assim que detectado a presença de germes multirresistentes na unidade, foi tomado como conduta a coleta de exames de todos os pacientes internados através de culturas de vigilâncias. Os pacientes são mantidos em isolamento para precaução padrão de contato.

Também foi realizado limpeza terminal e desinfecção de todo o ambiente com o objetivo de eliminar a circulação de microrganismos, conforme a orientação do Ministério da Saúde para o enfrentamento aos microrganismos multirresistentes. “Informamos ainda que em acordo com os procedimentos adotados a UTI do Hospital Regional já está liberado para o recebimento de novos atendimentos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE