sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Morre em Sinop o pioneiro Antonio Severo

PUBLICIDADE

Faleceu, no final da tarde, um dos pioneiros do município, Antonio Severo da Silva, 73 anos. Ele era pai do jornalista Leonildo Severo e da ex-vereadora Leozenir Severo. Ele teve derrame e não resistiu.

Casado com Maria dos Anjos Silva. Genro dos pioneiros Braz Claro dos Anjos e Geraldina Silva dos Anjos, que chegaram a Sinop em 24 de fevereiro de 1973. Antonio Severo é do tempo em que os pais colocavam os nomes dos filhos começando com a mesma letra. E assim nomeou quatro de seus cinco filhos: Leonildo, Leonaldo, Leozenir e Leonilson (o caçula). A segunda filha mulher, Maria Inês, recebeu nome de santa, em retribuição pela vida após mais de 40 dias na incubadora ao nascer de um parto natural complicado.

Na década de 1960, com os pais, Jardelino e Maria (e seis irmãos) chegou à cidade de Jesuítas, então distrito de Formosa do Oeste, no Paraná, região colonizada pelos colonizadores Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho. Lá, machado ao braço, ajudou a desbravar a terra para o plantio de café, cultura que exigia cuidados ao cabo da enxada e colheita manual. Com a enxada, juntou dinheiro e comprou uma trilhadeira, uma daquelas máquinas que eram colocadas em cima de um caminhão e saia debulhando milho e soja pelos vários sítios da região.

Filiado ao então Movimento Democrático Trabalhista (MDB), esteve no palanque de Alencar Furtado na eleição de 1974. Em 1976, foi candidato a vereador, lado do candidato a prefeito Chiquinho, tendo como adversário o candidato Fregulia. Em 1982, na primeira eleição municipal de Sinop, disputou uma vaga de vereador pelo PMDB, e obteve 122 votos.

Antonio Severo chegou a Sinop em 11 de setembro de 1977. Aqui, comprou um caminhão e começou a puxar madeira. Era um bom negócio. Mas perdeu tudo ao ser avalista de um empréstimo bancário feito por um conhecido. Para honrar o nome, vendeu tudo o que tinha para pagar o banco. Do conhecido, nunca mais teve notícias. A família entrou em desespero. Como muitos pioneiros que aqui tiveram decepções, Antonio Severo queria voltar para o Paraná. A muito custo, decidiu ficar. Enquanto a esposa, Maria, passou a trabalhar como costureira, Antonio foi dirigir o caminhão de lixo da então subprefeitura de Sinop. Logo depois, foi convidado a trabalhar na Lanchonete e Panificadora Xingu. Trabalhou em seguida como classificador de cereais na Cooperativa Agrícola Mista Celeste (Comicel) e, quando aqui foi inaugurado o Banco do Brasil, passou a trabalhar como vigilante, tendo chegado a líder de equipe. Ali trabalhou por 16 anos, sendo que por duas vezes, junto com funcionários do Banco, ficou a noite inteira na agência como refém de assaltantes. Depois do Banco do Brasil, trabalhou no Frialto e no Frigocarne. Nas horas vagas, trabalhava como pintor para obras de amigos e da comunidade. Em 1999, passou a ter problemas de pressão alta, teve derrame e se aposentou.

Como muitos pioneiros, Antonio Severo também acreditou que poderia ser fornecedor de mandioca para a então usina da Sinop Agroquímica. No início da década de 1980, vendeu uma casa e investiu num sítio de 60 hectares… Mas a cultura da mandioca era custosa, toda braçal, e o negócio não prosperou, como bem sabe Sinop e todos que acreditaram na empreitada…

Sócio fundador do Amazônia Clube, trabalhou por vários anos na portaria de vários carnavais e outros eventos ali realizados. Atuou também na portaria de bailes e outros eventos da AABB, a Associação Atlética Banco do Brasil. Ele ajudou na fundação e construção da Igreja de Todos os Santos. As árvores em volta da capela foram plantadas por ele e pelo guarda há 18 anos. Nas festas da Igreja, e em vários outros eventos comunitários, era comum ver Antonio Severo de microfone à mão como leiloeiro.

Mas, como muitos brasileiros, também foi vítima da violência, da impunidade, da falta de segurança: em 27 de dezembro de 2014 perdeu o neto Eric Francio Severo, de 21 anos, vítima de latrocínio em Sinop.

O velório será na funerária Sauer e o sepultamento será neste sábado.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Sinop e bolão em Cuiabá ganham prêmio na Quina

O apostador de Sinop acertou, ontem à noite, quatro...

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...
PUBLICIDADE