quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Ministério determina instalação de Usina Termelétrica em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ministério de Minas e Energia publicou, esta semana, uma portaria que determina à Eletronorte a instalação de uma Central Geradora Termelétrica com capacidade para gerar 20 MW para atender a região do Baixo Araguaia, em Mato Grosso. A usina ficará em Querência (a 927 quilômetros de Cuiabá) e o prazo para a instalação é 90 dias.

O deputado federal Fabio Garcia (PSB), que é membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, explica que existe uma demanda reprimida na região, o que culmina em constantes quedas no fornecimento de energia. Com capacidade para atender 35 mil famílias, a nova usina deverá aliviar a pressão sobre a linha de transmissão existente, ao gerar a energia perto dos locais onde ela será consumida.

O parlamentar atuou junto ao MME para o atendimento a esse pleito e, na última semana, percorreu o Araguaia para constatar in loco as necessidades da região. “Por onde passei, os pedidos mais recorrentes foram infraestrutura, saúde e energia elétrica. Trata-se de uma necessidade emergencial”.

Segundo ele, a falta da energia elétrica é um contratempo muito grande ao cidadão e afasta os investimentos, sobretudo, os voltados ao agronegócio. “O Araguaia já desponta para a lavoura, mas se não houver investimentos em infraestrutura adequada jamais vai prosperar. Por isso comemoro este passo rumo ao desenvolvimento”.

Hoje, as redes elétricas que levam energia à região estão subdimensionadas e nos momentos de pico de consumo ocorrem frequentes quedas de energia. De acordo com o deputado, a solução definitiva para o problema virá com a construção de novas linhas de transmissão, que integrem a região ao sistema interligado nacional de forma mais robusta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE