sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Merendeiras de MT apresentam receitas saudáveis em concurso nacional

PUBLICIDADE

A etapa nacional para escolha das cinco Melhores Receitas da Alimentação Escolar acontecerá em Brasília (DF). São 15 finalistas, entre elas, duas de Mato Grosso, concorrendo à premiação de R$ 5 mil, uma viagem internacional, além de kit para manipuladores de alimentos, e certificado de participação.

O concurso tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras na promoção da alimentação saudável e reforçar a importância da educação alimentar e nutricional. Na última etapa, no dia 28 de janeiro, as 15 receitas classificadas, sendo três de cada região, acontecerá a prova considerada mais difícil: preparação das especialidades e apresentação da atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para um júri composto por cinco membros, sendo um chef de cozinha, uma nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, uma aluna da rede pública e um convidado de instituição parceira do concurso.

Além dos critérios considerados nas etapas anteriores – viabilidade na alimentação escolar, valorização de hábitos locais, criatividade, atividade de EAN – serão avaliados também os aspectos sensoriais, tais como apresentação, aroma, sabor, textura e cor.

A comissão julgadora apresentará para o Brasil as cinco vencedoras do 1º Concurso Nacional das Melhores Receitas da Alimentação Escolar, uma de cada região do país. A cerimônia de premiação será no dia 28 próximo, no auditório do Ministério da Educação. Porém, durante dois dias, a partir desta segunda-feira (25), as finalistas participam do curso de elaboração de receitas e boas práticas alimentação escolar.  A nutricionista Lizia Soares, da Secretaria de Estado de Educação, acompanhará a fase nacional em Brasília.

Mato Grosso está representado por duas merendeiras. Silvana Aparecida Gentil Ribeiro, da Escola Estadual Zélia da Costa Almeida, em Cuiabá, com a receita lasanha de banana da terra. O prato, inédito, foi criado especialmente para o evento. A outra concorrente é da cidade de Tangará da Serra, Nelsi Hoffmann Cassemiro, da rede municipal de ensino, com uma torta de legumes.

As demais receitas finalistas são três de Salvador (BA), abará de carne moída com aipim, enroladão saudável e combinado dois sabores. De Santa Maria de Jetibá (ES), também três receitas, omelete nutritiva assada da Leila, frango ao molho com casca de abóbora da Gerlinda e bolo salgado de arroz da Anilda. De Iporá (GO), uma torta saborosa de batata doce com peixe. Do estado do Pará são duas do município de Paraupebas, arroz de cuxá com charque e escondidinho de frango e uma de Vitória do Xingu, farofa nutritiva. Do Paraná, da cidade de Matelândia, torta de arroz nutritiva. Do Rio Grande do Sul, de Arroio do Padre, o prato bife verde. E de Santa Catarina, da cidade de Mafra, nhoque de abóbora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE