sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Médicos estão sem receber e Hospital Regional de Colíder não faz partos há 2 meses

PUBLICIDADE

O Hospital Regional de Colíder não faz partos há dois meses por falta de pagamento para pediatras e ginecologistas. Sem receber, os profissionais suspenderam as atividades e 300 bebês deixaram de nascer na unidade e as grávidas da cidade estão sendo encaminhadas aos hospitais de Alta Floresta ou Sinop.

Os médicos estão com salários atrasados há cinco meses, mas a decisão de parar o atendimento ocorreu em novembro. Apenas os ortopedistas continuam atendendo normalmente. Em outubro, todos os respiradores da UTI neonatal do hospital não estavam funcionando. Agora mesmo com a chegada de novos equipamentos, faltam profissionais para operá-los.

O hospital de Colíder dispõe de oito leitos de UTI adulto para atender 11 cidades, abrangendo 100 mil habitantes. A presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Eliana Siqueira, explica que irá encaminhar, ainda hoje, um pedido de audiência com o governador Pedro Taques para discutir a situação dos hospitais regionais. “Além de Colíder, em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta os médicos também estão com pagamentos atrasados", disse Eliane ao informar que o Sindimed protocolará uma denúncia no Ministério Publico Estadual contra o Estado.

O médico pediatra Antônio de Queiroz, que prestava serviços à unidade de Colíder, está em Cuiabá tentando audiência com o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez, para buscar uma solução para a falta de pagamento. “Fiquei 5h15 esperando ser atendido pelo secretário para ele mandar a secretária dizer que não poderia me receber. É uma falta de respeito”.

Queiroz explica que a equipe entregou os serviços para garantir a segurança dos profissionais. “O Código de Ética Médica impede de atuarmos em hospital sem condições de trabalho. Para garantia, registramos boletins de ocorrência".

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de de Saúde (SES) informou que o  pagamento é realizado após envio e analise de documentação que comprove que o serviço foi prestado de acordo com o contrato celebrado entre a SES e a prestadora.

Está em atraso o pagamento referente aos meses de setembro, outubro e novembro/2015, devido a tramitação interna dos processos, que foram encaminhados para a SES no mês de dezembro quando o orçamento 2015 já estava fechado.

Os processos de pagamentos referentes ao mês de novembro/2015 já estão em procedimento de empenho, liquidação e pagamento.

A SES aguarda o envio das notas com a relação do serviço prestado do mês de dezembro/2015, para efetivar o pagamento dos valores devidos.

Os pagamentos referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de alguns médicos prestadores estão aguardando análise da auditoria do SUS, devido a inconformidades administrativas.

Em relação ao atendimento das gestantes a SES informa que a direção do Hospital Regional Colíder está realizando as transferências das pacientes para os demais hospitais da região conforme a necessidade de atendimento de cada uma.

Com a reestruturação da UTI neonatal do Hospital, finalizada no mês de novembro/2015, a SES trabalha agora para regularizar a parte de recursos humanos e contratar médicos especializados para trabalhar no setor.

Está trabalhando também para restabelecer o serviço de pediatria, ginecologia e obstetrícia para que voltem a funcionar em sua plenitude o mais breve possível.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: cavalo-mecânico cai em vala de escoamento e motorista fica preso às ferragens

O acidente envolveu o cavalo-mecânico que caiu na vala...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As seis dezenas do concurso 2.715 serão sorteadas, hoje,...

Criança recebe alta da UTI após receber coração doado por menina que faleceu em MT

O Hospital da Criança de Ribeirão Preto (SP) confirmou...
PUBLICIDADE