sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem único programa do país de inclusão social pelo trabalho

PUBLICIDADE

Lançado em junho de 2015 pelo Governo do Estado, o Emprega Rede é um programa inédito que busca acabar com a extrema pobreza em Mato Grosso por meio da inclusão social e produtiva. Em menos de um ano, o modelo já traz importantes resultados para o público vulnerável, a exemplo de pessoas com deficiência (PCDs), mulheres vítimas de violência, estrangeiros, adolescentes do sistema socioeducativo e adultos que cumprem pena em regime fechado.

O Emprega Rede, executado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) também está voltado à população tradicional, como indígenas e quilombolas, público nunca antes assistido pelo poder público com políticas de inclusão socioprodutiva.

Idealizador do programa, o titular da Setas, Valdiney de Arruda, faz uma análise positiva dos primeiros resultados do Emprega Rede. “Temos a convicção de que não há outro caminho para acabarmos com a extrema pobreza se não for pela inclusão por meio do acolhimento do cidadão em rede”.

Em rede, explica o secretário, significa ofertar várias portas de entrada para o público vulnerável chegar a uma vaga de emprego ou ter oportunidade de abrir um pequeno negócio. Por isso a Setas está buscando a adesão das prefeituras para que, por meio da rede sócio assistencial (Cras e Creas) encaminhe o cidadão até o Sine.

A mesma coisa ocorre com as delegacias de polícia, para que encaminhe a uma unidade do Sine as mulheres vítimas de violência, onde elas serão atendidas por uma equipe psicossocial, terá a oportunidade de frequentar curso gratuito de qualificação e disputar melhor preparadas uma vaga no mercado de trabalho.

No final de 2015, a Setas entregou certificados a um grupo de mulheres vítimas de violência que fizeram curso de culinária suína graças a uma parceria com a Acrismat. Em 2016, elas comercializaram seus produtos durante o evento Auto da Paixão de Cristo com grande aceitação.

As mulheres são prioridade neste processo e para elas o governo do Estado lançou na última semana de abril, em parceria com Assembleia Legislativa e Sala da Mulher, o projeto Mulheres em Rede. Serão qualificadas mil mulheres de Cuiabá e Várzea Grande.

O mesmo acontece com a pessoa com deficiência. Pelo Emprega Rede, ela é encaminhada pelo Cras ou Creas ou pode ir diretamente ao Sine onde encontrará um atendimento distinto. Em 2015, com a implantação do programa, a Setas conseguiu registrar um aumento de 20% na colocação de PCDs no mercado de trabalho.

Adolescentes no processo de transição escola/trabalho também tem prioridade no Emprega Rede. A Setas vem qualificando este público para o primeiro emprego de maneira que não precisem abandonar a escola caso necessitem de trabalhar para contribuir com o orçamento da família. Inclusive adolescentes que cumprem medida socioeducativa em regime fechado.

A população indígena de Mato Grosso – em torno de 50 mil – também está na mira da Setas. Por meio da coordenação de políticas para os povos tradicionais, está fazendo um levantamento da demanda deste público para desenvolver ações de inclusão social e produtiva. “Estamos focados também a segurança alimentar dos indígenas”, informa o secretário Valdiney de Arruda.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE