quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso registra um acidente de trabalho com morte a cada três dias

PUBLICIDADE

Dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho indicam que, entre os anos 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com benefícios acidentários. No mesmo período, cerca de quatro milhões de acidentes foram notificados, dos quais apenas 646 mil, em média, por ano, envolveram trabalhadores da economia formal. Os prejuízos são ainda maiores, já que subnotificação é muito expressiva.

No ranking dos estados que mais contabilizam comunicações por acidentes de trabalho, Mato Grosso ocupa hoje a 11ª posição, com 60.418 casos entre 2012 e 2017 e 626 mortes. As estimativas apontam que a cada 52 minutos e 11 segundos uma pessoa sofre um acidente de trabalho no Estado e que a cada 3 dias e 11 horas uma pessoa morre em decorrência do trabalho.

As atividades que mais concentram acidentes em Mato Grosso são o abate de reses, o cultivo de soja e o atendimento hospitalar. As lesões mais frequentes são fraturas, lacerações, contusões, esmagamentos e torções.

De acordo com o procurador-chefe do Ministério Público, Marcel Bianchini Trentin, a campanha vem em momento importante em que se exige uma mudança drástica na forma como são encaradas as medidas de saúde e segurança dos trabalhadores. "É de suma importância, principalmente neste mês de abril, em que se tem um dia especialmente dedicado à memória daqueles que sofreram acidente de trabalho, essa conscientização quanto à prevenção. Os dados do nosso Observatório Digital demonstram a urgência quanto ao tema. O acidente no trabalho não beneficia ninguém, por isso chamamos a todos para que façam a sua parte na prevenção".

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso realiza nesta quinta-feira, a abertura da exposição fotográfica 'Trabalhadores'. A mostra que será exibida na Assembleia Legislativa até o dia 4 de maio, reúne mais de 20 imagens e foi projetada como parte das atividades alusivas ao ‘Abril Verde’. A campanha presta homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e busca chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção no meio ambiente laboral.

A exposição fotográfica retrata trabalhadores de atividades econômicas com grande incidência de acidentes e doenças ocupacionais, como é o caso do setor frigorífico, sucroenergético e da construção civil. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros 'Trabalho' e 'O Verso dos Trabalhadores', ambos organizados pelo MPT.

A mostra também está sendo realizada em outras unidades do MPT, shoppings e órgãos públicos. Em Mato Grosso, durante a exibição na Assembleia Legislativa, serão distribuídos laços verdes, adesivos e folders, e a edição especial da revista MPT em Quadrinhos sobre o 'Abril Verde'.

O mês de abril foi escolhido para tratar do tema ‘saúde e segurança no trabalho’ em razão de datas como o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Esta última foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses após uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil a lei que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi promulgada em maio de 2005. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE