quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso articula para receber investimentos de Singapura

PUBLICIDADE

A articulação do governo para ampliar a atração e investimentos trouxe ao Estado neste ano grupos e representantes de governos de vários países que estão em busca de novos negócios e de olho no potencial cada vez mais forte do agronegócio brasileiro, especialmente, o mato-grossense. Esta tarde, o governador Pedro Taques recebeu representantes de Singapura e da Olam International, trading que trabalha com diversas commodities e quer expandir a atuação na área agrícola em Mato Grosso, com destaque para grãos e fibras.

A delegação de Singapura também se reuniu com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) de e diretores da agência de fomento Desenvolve MT.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk enfatiza que a visita da equipe de Singapura é mais uma oportunidade para que o estado fortaleça e amplie a participação comercial na Ásia, que hoje tem forte presença na pauta de exportação, contudo, com preponderância do mercado chinês, responsável por 34% do que é vendido por Mato Grosso.

Tomczyk apresentou os números da produção mato-grossense, que atualmente tem uma área agricultável de 9,51 milhões de hectares, com expectativa de ampliar, considerando o aumento da produtividade e potencial de irrigação, para 26 milhões a área de produção nos próximos dez anos sem, entretanto, mexer na área de preservação. A estimativa é chegar a 90 milhões de toneladas na produção de grãos e fibras, um crescimento de 56%, até 2026. Foram apresentados também os números na produção de proteína animal – o estado é hoje o maior produtor de carne bovina do país – e também o crescimento de produção de etanol e biodisesel, além da área de mineração.

O secretário destacou ainda as iniciativas que o Estado vem promovendo nos dois últimos anos para melhorar o ambiente de negócios em Mato Grosso, especialmente as leis setoriais de incentivos que estão em fase de elaboração e aperfeiçoamento; a reforma tributária construída em parceria com a FGV para que o estado tenha mais justiça fiscal adequando-se à legislação nacional e estabeleça uma lei única que constitua um modelo tributário simples, isonômico, neutro, transparente e arrecadador. Outros projetos estratégicos que estão em funcionamento são o Programa PCI – Produzir, Conservar e Incluir; a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres, o Instituto Mato-grossense da Carne e por último, a restruturação da agência de fomento, que passou a chamar-se Desenvolve MT, com atribuições ampliadas que envolvem a promoção e captação de investimentos. “O que estamos buscando com essas estratégias é garantir regras mais claras para alcançar um desenvolvimento com mais qualidade, com sustentabilidade e credibilidade, e fazer de Mato Groso um estado sinônimo de oportunidades”.

Sufei Lin, diretora da Agência de Desenvolvimento do Governo de Singapura, pontuou a importância de Mato Grosso no agronegócio mundial e o interesse em ampliar relações comerciais e em outros setores com o Estado. “Estamos aqui em uma viagem de prospecção, queremos entender melhor o plano de desenvolvimento do Estado neste setor e também no desenvolvimento da educação, assunto que podemos ajudar a fomentar. A conversa com o governador foi muito boa, foi um primeiro passo para entender melhor e oferecer as expertises que Singapura tem em alguns setores, como o educacional. Exploramos ainda a possibilidade de trazer mais empresas do país aqui para conhecer as oportunidades”.      

A Olam International já possui relações comerciais com o estado e a intenção é fortalecer outras oportunidades, conforme frisou o vice-presidente da trading para a América do Sul, Sathyamurthy Mayilswamy. “Mato Grosso é muito importante para o agronegócio. A Olam tem negócios aqui atuando com algodão e grãos e estudamos estudando novas oportunidades no estado. Foi muito boa essa visita e é uma primeira etapa para nós. Agora queremos aumentar os negócios ligados aos grãos de Mato Grosso, esse é nosso foco”.

Com escopo ampliado na área de atuação, a agência de fomento do estado, Desenvolve MT, vem trabalhando neste ano com a prospecção de investimentos, seja de países ou empresas, com participação e apresentação das potencialidades de Mato Grosso em feiras e eventos de negócios. A agência também realizou o receptivo de empresários, com apoio aos potenciais investidores na interlocução com órgãos públicos, com o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação de novos empreendimentos no estado.

"Estamos realizando esses encontros técnicos, não apenas como uma oportunidade de abertura de mercados, mas principalmente para a captação de investimentos dentro do Estado", pontuou o secretário Ricardo Tomzyck.

este ano, a Desenvolve MT realizou encontros de negócios com países como Canadá, Espanha, Tailândia, China, Bolívia, Peru e Singapura. As aproximações são mantidas com representantes comerciais dos governos desses países e também com Câmaras de Comércio, como a do Canadá, que tem forte presença no mercado brasileiro, e da Espanha. Estes dois países demonstraram interesse em áreas como mineração, turismo e aviação, no caso do Canadá; mercado de proteína animal, infraestrutura e construção de unidades hospitalares, áreas de interesse da Espanha.

“O micro, pequeno e médio empresário de Mato Grosso tem interesse na viabilidade de mercado externo, principalmente na área do pescado e de produtos de origem agroflorestal, como a castanha, mel e própolis, e o café orgânico. É uma oportunidade para o Estado explicar como funciona a economia local, o papel da Desenvolve MT, que foi recentemente transformada, e como o Governo pode ajudar no processo”, enfatizou João Alexandre Gebara, diretor de Operações da Desenvolve MT.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...
PUBLICIDADE