sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas: tesoureiro diz que entidade não recebeu recursos da prefeitura e vereador critica investigação do MP

PUBLICIDADE

O tesoureiro da Associação Filantrópica Luverdense de Esportes Motorizados, Culturais e Afins (Motor Club), Leandro Algayer, disse que a entidade não recursos públicos da prefeitura. O esclarecimento, segundo ele, se fez necessário em razão da investigação aberta pelo Ministério Público Estadual para apurar a autorização, da câmara, de repasse de R$ 500 mil para a associação, ano passado. Conforme o tesoureiro, o dinheiro nunca entrou na conta do Motor Club. “Nunca recebemos nada de recursos públicos, nem da prefeitura, nem de qualquer outro ente. Temos uma conta e estou à disposição para mostrar todos os extratos. A única situação, até o momento, é o comodato de uma área por dez anos. Para exemplificar, fizemos solicitação de um caminhão-pipa para molhar a estrada de acesso e nem isso conseguimos da última gestão. Não recebemos apoio nem para eventos”, afirmou, ao Notícias.

O vereador Airton Callai (PSB), autor da emenda que autoriza a transferência para a entidade, também confirmou que o dinheiro não chegou a ser repassado. Ele criticou a abertura da investigação, feita conforme pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A informação que a Ordem é equivocada. A OAB teria que ter conhecimento do que é um orçamento e do que é uma emenda parlamentar. Após a aprovação da emenda, o prefeito ainda tem que autorizar o repasse. Se houver vontade, base legal e dinheiro conta, ainda precisa ser firmado um convênio, que deve ser aprovado pela câmara”, declarou.

Callai defendeu a associação e disse que ela é movimenta a economia do município. “É uma entidade que traz novos investidores para Lucas do Rio Verde e representa uma classe da sociedade que hoje não tem amparo. Se o pessoal com as motos forem em determinado bairro, por exemplo, os moradores irão reclamar. Então, se o município repassar este dinheiro eles poderão construir banheiros, colocar iluminação, enfim, terão infraestrutura e um espaço deles”.

A Associação Filantrópicas de Esportes Motorizados, Culturais e Afins foi fundada em 2008 e tem, atualmente, 153 associados, realiza e apoia eventos esportivos e sociais. Além da emenda autorizando repasse para a associação, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, no ano passado, repasses a várias outras instituições do município.

Conforme Só Notícias já informou, a investigação do MP foi influenciada pelo anúncio feito pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), sobre um suposto déficit de R$ 6,7 milhões, deixado pela antiga gestão. O promotor José Vicente Gonçalves de Souza cita que a atual gestão do Executivo de Lucas do Rio Verde anunciou que “passa por severas dificuldades financeiras, com grande parcela dos recursos já comprometida, conforme auditoria recentemente realizada”. Para ele, o repasse para a entidade pode, “em tese, destoar do interesse público primário, disso resultando consequente ato de improbidade administrativa”.

José Vicente determinou a expedição de um ofício à prefeitura, cobrando cópia da auditoria, que “indica a atual realidade financeira do município”. O promotor também solicitou esclarecimentos sobre a autorização e se o repasse já foi efetuado para a entidade. O prazo de resposta para a prefeitura é de dez dias. Não foi divulgada data limite para conclusão das investigações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE