sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça do Trabalho em Sinop e Sorriso inicia semana de conciliação entre trabalhadores e empresas

PUBLICIDADE

Juízes do trabalho começaram a atuar, hoje, de forma especial para viabilizar a conciliação em processos trabalhistas que tramitam no Estado. Isso está sendo possível porque o TRT Mato Grosso aderiu à Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que visa estimular a resolução amigável. A medida vai até a próxima sexta nas 38 varas trabalhistas do Estado devem ser feitas audiências de tentativa de conciliação entre funcionários e as empresas onde trabalharam. Em pelo menos sete delas, inclusive, foi criada uma pauta especial, paralela à que já ocorre normalmente, para tentar aumentar os índices de sucesso. É o caso da 1ª, 3ª e 7ª varas do trabalho de Cuiabá, 1ª e 2ª de Várzea Grande, 2 de Sinop e das varas de Sorriso e Mirassol D’Oeste.

Durante a semana, empresas e trabalhadores são convocados para audiências, onde já há manifestação de pelo menos uma das partes em conciliar. Assim, uma proposta de acordo é apresentada e as partes decidem se querem ou não encerrar o processo. Todos os acordos são mediados por um juiz ou servidor competente e a homologação é feita pelo juiz do trabalho.

Além dos trabalhos nessas unidades, a Coordenadoria Judiciária de Apoio à Execução e Solução de Conflitos do TRT de Mato Grosso, que atende a todo o estado, também deve realizar um esforço concentrado. “Somente aqui serão cerca de 250 audiências, conduzidas por três magistrados, em três salas ao mesmo tempo para tentar atender essa demanda”, destaca a juíza Karine Bessagato, através da assessoria.

Segundo o coordenador da Caesc, Diogo Neuman, “comparado ao ano passado, a gente percebe que teve uma procura maior. Muitas varas estão participando, os gabinetes dos desembargadores estão mandando os processos pra gente e várias empresas nos procurando através do aplicativo “quero conciliar” e mesmo pessoalmente”, disse.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...
PUBLICIDADE