sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama impede implantação de garimpo ilegal em município do Nortão

PUBLICIDADE

Fiscais da gerência de Sinop do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagraram, esta semana, em uma área de preservação permanente próxima ao rio Braço Norte, em Novo Mundo (região Norte), uma atividade garimpeira ilícita. Foi encontrado um acampamento para 20 pessoas e algumas balsas estavam sendo montadas para instalação de motobombas.

O arrendatário foi autuado por destruir alguns hectares da área e teve um trator de esteira, uma escavadeira hidráulica, um caminhão prancha, uma Mitsubishi L200, um gerador e três conjuntos de motobombas apreendidos. Todos estes equipamentos foram encaminhados aos pátios das prefeituras da região.

Segundo o analista ambiental e gerente executivo do Ibama em Sinop, Waldivino Silva, o proprietário também será autuado pelos danos e a propriedade será embargada. “Com o apoio de satélites e de aeronaves, conseguimos evitar o mal maior, que seria a implantação do garimpo”.

O garimpo irregular nos rios é uma atividade extremamente danosa ao ecossistema, causando assoreamento dos corpos hídricos e mortandade de peixes, além da contaminação da água com mercúrio.

(fotos: assessoria)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE