quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama exibe Circuito Tela Verde em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Núcleo de Educação Ambiental do Ibama (NEA-MT) vem realizando uma série de exibições de vídeos do Circuito Tela Verde (CTV) do Ministério do Meio Ambiente, este mês. Além de exibições para brigadistas do Prevfogo-MT, foram realizadas três exibições seguidas de debate na escola municipal Paulo Freire, no Projeto de Assentamento Paiol, em Cáceres.

Alunos e professores de cada turno, do primário e do secundário, se reuniram para assistir e debater. Foram exibidos, dentre outros, os vídeos “Extrativismo Sustentável da Cagaita” e “Baru – A Castanha do Cerrado”, mostrando a possibilidade de ampliação de renda na pequena propriedade rural, com a melhoria das pastagens no sistema silvipastoril. Também foram exibidos vídeo que mostram a importância a importância da preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) para manutenção do ciclo da água, além de mostrar técnicas de aproveitamento de água de chuva.

Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a Universidade de Mato Grosso (Unemat), foram realizadas 3 exibições na Estação Ecológica Serra das Araras, município de Porto Estrela, distante 240 km da Capital. Os alunos e professores de escolas de comunidade do entorno da unidade de conservação federal tiveram a oportunidade de assistir aos vídeos, debater os assuntos e ter uma aula de campo com os instrutores. Puderam conhecer melhor a diversidade do bioma Cerrado e aprender os múltiplos usos de diversas plantas da região. O público demonstrou um grande interesse nas técnicas de aproveitamento de água de chuva, pois na região muitos riachos são de água salobra.

O analista ambiental do Ibama, Jean Carlo Figueira, que realizou exibições dos vídeos nas Terras Indígenas Pareci e Utiariti, em Tangará da Serra e Campo novo dos Parecis, e em comunidades de assentados do Incra, nos municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, no Nortão de Mato Grosso, afirma que “o audiovisual é uma ótima ferramenta pedagógica, pois alcança todos os públicos, alfabetizados ou não, de crianças aos idosos”.

O NEA-MT deixou com cada escola, além de cópia dos vídeos exibidos, um CD com uma seleção de dezenas de apostilas em PDF, que estão disponíveis na internet, sobre assuntos de interesse da agricultura familiar: Agroecologia, agroindústria, associativismo, sistemas agroflorestais (SAFs), aproveitamento de frutas nativas, produção de mudas nativas, aproveitamento de água de chuva, ecoturismo, boas práticas na produção de alimentos etc.

O Circuito Tela Verde/MMA, já está no 6º ano de mostra de produções audiovisuais independentes, divididos em temas como: água e energia, agricultura familiar, comunidades tradicionais, ocupação urbana, resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental e unidades de conservação. Em fevereiro de 2016 o MMA deve divulgar a seleção dos vídeos para a 7º CTV.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE