sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Guarda Municipal começa a auxiliar na segurança pública em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

O secretário de Segurança e Trânsito, Alexandre William de Andrade confirmou ao, Só Notícias, que 24 guardas já iniciaram trabalho gradativo de acompanhado e auxiliando algumas ações de combate a criminalidade com a Polícia Militar, Civil e Federal, em Lucas do Rio Verde. Os agentes ainda não estão usando armas de fogo e devem passar por treinamento, no Rio de Janeiro.

“Estamos mudando a escala da guarda para conseguir aumentar o número de servidores para trabalhar na rua. Estão trabalhando junto com as forças de segurança pública (policiais) de forma integrada. Está sendo de forma progressiva, acompanhando junto e fazendo os atendimentos com a Polícia Militar, Federal e Civil. Sempre junto para aprender atuar em conjunto para ter autonomia para trabalhar de forma individual futuramente. Além disso, já estamos preparando os treinamentos no Rio de Janeiro para eles aprenderam usarem armas”.

Segundo Alexandre, a atuação dos guardas tem ajudado a combater a prostituição em alguns bares, por exemplo. “Estamos trabalhando energicamente para combater a prostituição em alguns bares". "O mau funcionamento influencia muito na segurança de uma cidade. Temos notado muito isso. Também estão fazendo atendimentos de alguns furtos que ocorrem” "e fazendo o monitoramento dos parques públicos".

A prefeitura deve abrir concurso público para contratar 17 novos profissionais para atuarem na Guarda Municipal. A previsão é que o certame seja lançado até março. Eles receberão treinamentos de defesa pessoal, utilização de armas de fogo e as não letais como spray de pimenta, taser e bastão de choque.

Conforme Só Notícias já informou, a antiga Guarda Municipal de Trânsito, criada em 1999, passou a ser denominada como Guarda Municipal seguindo os termos da lei federal 13.022 de 2014. O projeto foi aprovado pelos vereadores, em outubro do ano passado. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE