sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Grupo volta a explorar garimpo ilegal em município mato-grossense

PUBLICIDADE

Um grupo de garimpeiros está novamente há cerca de um mês na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda (região Oeste), explorando ilegalmente o subsolo atrás de ouro. Ninguém sabe exatamente quantos estão na área no momento, isso porque a Polícia Civil local não fala sobre o assunto, a não ser confirmando a presença dos ilegais. A Polícia Federal, que atua em áreas da União, não deu retorno sobre a nova movimentação no garimpo.

Por decisão judicial, uma mineradora que tem alvará para pesquisar o local, tem obrigação de evitar invasão. Porém, em contato com a mineradora, a direção esquivou-se dizendo que já transferiu o direito minerário a outra empresa.

No Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão federal responsável pelo setor, a informação não bate. O superintendente em Mato Grosso do DNPM, Márcio Amorim, afirma que a empresa não quer assumir a responsabilidade que é dela. "Eles pediram a transferência, mas o processo ainda está em análise e enquanto não terminar não pode se esquivar".

Amorim explica que uma concessão dada para exploração de uma área não é diferente da de um aeroporto, por exemplo, então qualquer problema que ocorre no local é problema da empresa concessionária. O vai e volta na Serra da Borda está acontecendo desde novembro de 2015.

O ouro na serra já atraiu naquela ocasião mais de sete mil pessoas, formando ali uma vila, mais tarde desmantelada. A Polícia Federal chegou a implodir os túneis escavados precariamente sem qualquer critério técnico, ficando arriscado. Havia risco de desmoronamento. Chegou a ocorreu um caso soterrando de cinco homens.

PF e outras instituições chegaram a fazer força-tarefa no local várias vezes, mas os garimpeiros ilegais voltaram.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE