quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo de MT discute criação do cadastro único da pessoa com deficiência

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) está discutindo com a Casa Civil do governo a criação do Cadastro Único da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso. 

Para o superintendente da Pessoa com Deficiência da Casa Civil,  Marcione Mendes de Pinho, por meio do cadastro será possível ter um diagnóstico da situação social das pessoas com deficiência e a partir dele criar políticas públicas de reinserção, de promoção da cidadania e também subsidiar outras pastas como saúde e educação. 

“Inclusive teremos informações sobre a situação de moradia e se a distribuição de casas populares para as pessoas com deficiência estão beneficiando realmente quem precisa”, observou Marcione. 

Luiz Carlos Grassi, coordenador de Políticas Públicas da Casa Civil, também defendeu a necessidade urgente de implantar o referido cadastro. “Hoje não temos dados sobre a população de pessoas com deficiência. Temos que avançar neste sentido para que as políticas de governo para este público tenham realmente eficácia”, ponderou. 

O secretário Valdiney de Arruda defendeu a criação do banco de dados como uma ferramenta importante para conquistar esse avanço. “Deve ser semelhante ao Cadastro Único, que é o banco de dados das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. E é por meio desse cadastro que são criados programas de governo e políticas públicas”, afirmou o gestor, anunciando encaminhamentos para o início da elaboração de um plano de trabalho com o fim de materializar esta proposta. 

Durante a reunião também foram discutidas outros demandas da Superintendência da Pessoa com Deficiência e que passam por parcerias com várias pastas de governo. “Vamos buscar essas outras pastas para, de forma integrada, atender essas demandas”, afirmou o secretário Valdiney de Arruda.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE