sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Festival de Teatro com temática de segurança no trânsito começa hoje em Sinop

PUBLICIDADE

Começa hoje, em Sinop, a primeira etapa do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) de Mato Grosso. Com seis etapas, o Fetran vai percorrer as principais regiões do Estado e a grande final ocorre em julho, em Cuiabá. Na primeira fase, chamada Teles Pires, 18 grupos teatrais de Colniza, Sorriso, Sinop e União do Sul se apresentam até sexta-feira (6), quando ocorrerá a final, a partir das 19h30, na Unemat.

O Fetran é realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Secretaria de Estado de Educação e conta com o apoio da Concessionária Rota do Oeste, empresa responsável pela administração da BR-163 em Mato Grosso.  Este ano o Festival terá seis etapas, são elas Teles Pires, em Sinop; Araguaia, em Primavera do Leste; Guaporé, em Pontes e Lacerda; Aricá Mirim, em Jaciara e etapa Cuiabá em Várzea Grande.

As apresentações são divididas em categorias de acordo com a idade dos estudantes. Alunos da pré-escola até o 5º ano participam na categoria Infantil, estudantes do 6º ao 9º ano concorrem na categoria Infanto-Juvenil e o Ensino Médio participa da categoria Juvenil. Alunos com necessidades especiais também podem participar na categoria Especial. Uma novidade da edição deste ano é a participação de grupos teatrais de projetos sociais como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CRAS), além das escolas particulares e públicas.

Os vencedores de cada categoria das regionais ganham, além de troféus e medalhas, a oportunidade de vir para Cuiabá para participar da etapa Mato Grosso. O transporte dos alunos é custeado pelas prefeituras e a hospedagem e alimentação pela PRF. Os vencedores da etapa Mato Grosso vão para Brasília para participar do encontro nacional do festival, ainda sem data definida.

Ano passado, cerca mil alunos da rede pública e privada participaram do Fetran no Estado e os vencedores das categorias Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil foram para Brasília participar da etapa nacional. O evento, criado pela PRF de Mato Grosso em 2004, atualmente é realizado em outros oito estados e no Distrito Federal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE