quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Estacionamento pago em Sinop ainda não tem data para ser implantado, afirma secretária

PUBLICIDADE

A prefeitura ainda não tem data definida para implantar o estacionamento rotativo pago na área central da cidade. Segundo a secretária de Trânsito, Ivete Malmann, o projeto enviado à câmara de vereadores, há poucos dias, que determina as ruas e avenidas onde os donos de veículos pagarão para estacionar é apenas uma das obrigações preliminares previstas na lei que instituiu a chamada zona azul. “É parte do projeto, mas ainda está em fase inicial. O próximo degrau é definir o número de vagas”, explicou, ao Só Notícias.

Em janeiro, Ivete afirmou que a cobrança deveria começar somente quando a avenida Júlio Campos fosse revitalizada, projeto, que, de acordo com ela, deve ser deixado de lado. “Não é competência da secretaria de Trânsito a revitalização, mas sei que não deve ser feita. Por esta razão, a gente já pode discutir quantas vagas serão criadas. É uma sequência de atos. O projeto, agora, está caminhando”, adiantou. Os valores ainda serão definidos, bem como o tempo de tolerância para estacionar e não pagar.

Conforme Só Notícias já informou, os que estacionarem no “quadrilátero” entre as avenidas Itaúbas, Jacarandás, Figueiras e Embaúbas vão ter que pagar após um determinado tempo. Pelo projeto, terão estacionamento rotativo as ruas Azaleias, Avencas, Rosas, Orquídeas, Primaveras, Lírios, Aroeiras, Nogueiras, Pitangueiras e Castanheiras. A cobrança também abrange as avenidas das Acácias, Sibipirunas e Júlio Campos, além das quatro já citadas anteriormente (Figueiras, Embaúbas, Itaúbas e Jacarandás).

O projeto foi encaminhado para as comissões na câmara e ainda não tem data prevista para ser votado em plenário.

O estacionamento rotativo pago na área central foi aprovado, em novembro do ano passado, com os votos contrários dos vereadores Dalton Martini (PP), Fernando Assunção (PSDB), Wollgran Araújo (DEM) e Carlão da Asa (DEM). Durante a tramitação do projeto, o prefeito vetou parcialmente a emenda, de autoria dos vereadores, que concedia 15 minutos de gratuidade no estacionamento rotativo pago que será implantado na área central, alegando ser “inadequada” e ressaltou que poderia existir uma discussão sobre “o pagamento proporcional ao período de utilização da vaga de estacionamento”.

O estacionamento rotativo pago funcionará das 8h às 18h, de segunda à sábado, destinado a veículos de passageiros e de carga de duas a cinco toneladas. A tarifa ainda será estabelecida por outra lei. Os que estiverem estacionados irregularmente poderão ser multados e até removidos.

Entre as infrações estão estacionar o veículo nas áreas regulamentadas sem o respectivo pagamento; utilizar incorretamente uma vaga do sistema, contrariando as suas normas; ultrapassar o tempo máximo de três horas de estacionamento na mesma vaga. A empresa concessionária será responsável apenas por eventuais prejuízos aos proprietários dos veículos “em caso de guinchamento”.

Veículos prestadores de serviços públicos essenciais, como ambulâncias, por exemplo, não precisarão pagar pelo estacionamento. Pessoas com deficiência e idosos também terão isenção.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...

Juara vai definir empresa para implantar câmeras de monitoramento no centro e bairros

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE