A energia elétrica está entre os assuntos mais reclamados no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor. No ano passado, foram 14,96% dos atendimentos. Entre os problemas apontados estão as cobranças indevidas e danos materiais decorrente da falta do fornecimento do serviço.
Na sequência, aparecem os problemas com telefonia celular que representam 14,32%, reclamação ou denúncia por publicidade enganosa, recusa injustificada em prestar serviço, cobrança indevida e dúvida sobre cobrança. Os aparelhos celulares ficam em terceiro, com 6,43% das queixas feitas pelos consumidores. Entre as demandas estão garantia, demora na entrega do produto, venda enganosa, desistência de compra e produtos com vício.
Ainda segundo o levantamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, houve redução significativa nos atendimentos na unidade de 46.9%. Em 2016, foram 3.061 que procuraram o órgão. Já no ano passado, os atendimentos não passaram de 1.623.