quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Empresário e ex-secretários presos em operação no MT são liberados

PUBLICIDADE

A assessoria da Polícia Judiciária Civil confirmou a liberação do ex-secretário adjunto de Comunicação do Estado Elpídio Spiezzi Júnior, do ex-secretário de Administração coronel José de Jesus Nunes Cordeiro, que por volta das 19h, ontem, ainda esclarecia fatos. A assessoria do empresário Fábio Defanti também confirmou sua liberação da Defaz, por volta das 20h30. Os três foram presos em decorrência da Operação ‘Edição Extra’, que apura rombo de R$ 40 milhões num esquema de lavagem de dinheiro que envolvia gráficas de Mato Grosso.

Eles foram liberados depois de prestarem depoimento à delegada da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), Liliane Murata. Cerca de 11 empresas são investigadas no esquema de fraude a processo licitatório de serviços gráficos. O prejuízo apurado já ultrapassa a ordem dos R$ 40 milhões. A Delegacia Fazendária, que conduz o caso, acredita ser possível que desvios tenham ocorrido em outras licitações.

Conforme o delegado Carlos Fernando Cunha, os secretários adjuntos Elpídio Espiezzi Junior (Secom) e Jose de Jesus Nunes Cordeiro (SAD), foram os responsáveis pelo processo fraudado pelas gráficas. “Os 2 foram coniventes com estes desvios ocorridos, repito, apenas em um contrato”. Eles foram presos e seguem à disposição da Justiça.

As gráficas envolvidas teriam fraudado o pregão 0299.583/2011/SAD, alvo principal da investigação. Eles lotearam a licitação, combinando preço e se articulavam para excluir empresas que não faziam parte do esquema e que, por ventura, participariam da licitação.

Além da fraude, as empresas entregavam materiais em quantidade inferior ao contratado, dividindo com agentes públicos o dinheiro pago a mais pelos serviços.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretora do hospital Santa Casa de Cuiabá alerta para superlotação de pronto atendimento

O pronto atendimento pediátrico do Hospital Estadual Santa Casa,...

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...
PUBLICIDADE