sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Desmatamento aumenta 11% em Mato Grosso, segundo Imazon

PUBLICIDADE

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon, detectou 230 km² de desmatamento na Amazônia Legal em outubro. Mato Grosso foi o líder do desmatamento ficou em primeiro lugar com 29%, seguido de Rondônia (26%), Pará (24%), e Amazonas (16%), com menor ocorrência no Roraima (2%).

Segundo dados do SAD, o desmatamento em Mato Groso nos meses de agosto a outubro de 2015 teve um crescimento de 309 desmatamentos, comparado ao ano anterior que foi de 277. Isto quer dizer que teve um teve um aumento de 11% de florestas degradadas pelas atividades madeireiras ou queimadas.

A maior parte (91%) ocorreu em Mato Grosso, em propriedades privadas. Além disso, o restante do desmatamento foi registrado em assentamentos de reforma agrária (19%), unidades de conservação (8%) e terras indígenas (1%). Outra constatação foi que a ilegalidade continua em alta.

Entre os municípios que mais desmataram no período estão: Querência, na região nordeste do Estado, com 26,9 km², seguido de Colniza, na região noroeste do Estado, com 8,1 Km². Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Aripuanã, Peixoto de Azevedo, Apiacás, Marcelândia, Matupá, Paranaíta e São Félix do Araguaia são os outros nove municípios que lideraram o desmatamento.

A situação é particularmente crítica na bacia do rio Teles Pires, onde o desmatamento atingiu 25% do seu território. Além disso, essa bacia é muito vulnerável a novos desmatamentos por ter apenas 9% do seu território protegido como Terras Indígenas e Unidades de Conservação.

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 1,9 Km² em outubro de 2015. Em relação a outubro de 2014 houve um aumento de 115%, quando a degradação florestal somou 468 quilômetros quadrados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE