quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Depois de 33 horas, energia é restabelecida em 24 cidades do Nortão

PUBLICIDADE

A energia elétrica foi reestabelecida nesta madrugada, por volta das 03:00h, nas 24 cidades do Nortão atingidas pelo blecaute causado por 3 quedas de energia em Lucas do Rio Verde. Foram 33 horas sem energia elétrica e em muitas cidades, o fornecimento de água também foi prejudicado.

Clique aqui para ver o vídeo com as imagens das torres destruídas

Clique aqui e veja as fotos feitas por Só Notícias das torres danificadas

A perícia criminal confirmou ontem que as três torres do linhão de energia em Lucas do Rio Verde caíram porque foram sabotadas. As colunas de ferro das bases foram serradas e as porcas dos parafusos que prendiam as torres nas bases de concreto foram afrouxadas. Não precisou ventar muito na quarta-feira à tarde para derrubar duas torres e deixar uma inclinada, interrompendo o fornecimento de energia elétrica em 24 cidades do Nortão, deixando mais de 250 mil pessoas sem energia.

A conclusão é do perito criminal André Luiz Furio, que juntamente com outros 3 peritos da Criminalística de Sinop, estiveram no local e fizeram um levantamento completo do caso. “Sem dúvida, trata-se de sabotagem. São claros os sinais que as ferragens da torre foram serradas. Eles podem ter utilizados estas serras comuns. O ato criminoso foi feito recentemente, algo em torno de dois dias”, afirmou o perito. “Com estas duas ações, serrando nos “pés” da torre e afrouxando os parafusos, elas acabaram perdendo a sustentação”, afirma o perito, que deve concluir um laudo dentro de 4 dias. Inicialmente, Eletronorte e Rede-Cemat haviam divulgado nota informando que um vendaval havia provocado a queda das torres.

Cada torre tem 30 metros de altura e 15 de base. Duas delas caíram completamente virando um monte de ferro retorcidos. A terceira acabou inclinando e ficou parcialmente danificada. Ainda na quarta-feira à noite, técnicos da várias cidades foram convocados emergencialmente para iniciar um mutirão para reconstrução das torres.

Ontem cerca de 100 homens trabalhavam no local. Dois guindastes foram usados para reerguer as torres danificadas. Os técnicos começaram a desmontar as partes que poderiam ser recuperadas.

Um caminhão com peças novas veio de Rondonópolis para substituir as que não tinham mais condições de uso. Outras equipes trabalhavam nos ajustes necessários nas bases onde seriam recolocadas as torres. Os cabos de alta tensão foram retirados e revisados. No meio da fazenda, a 5 km do centro da cidade, onde as torres caíram, foi improvisada uma central onde engenheiros e técnicos trabalharam diuturnamente para reconstruir as torres no menor espaço.

Equipes da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e de empresas que prestam serviços para concessionária de energia também encaminharam maquinas e funcionários para auxiliar na recuperação das torres.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio ao acertar cinco números na Milionária

O bolão de Cuiabá foi premiado, ontem à noite,...

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE