sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Dengue leva cidade de Mato Grosso a decretar emergência

PUBLICIDADE

Ao instituir, hoje, o Comitê de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, declarando Situação de Emergência em Saúde Pública no município de Várzea Grande, a prefeita Lucimar Sacre de Campos anunciou que este trabalho será integrado com instituições públicas, privadas e os segmentos da sociedade civil organizada e população. As parcerias, segundo ela, são consideradas de extrema importância para o alcance das metas traçadas das ações que serão desenvolvidas nos quatro pólos da cidade.

O comitê terá a incumbência de definir diretrizes para execução coordenada e controlada das ações de mobilização e combate ao mosquito, de forma integrada, que implica ainda na conscientização da sociedade sobre a importância de cada cidadão adotar cuidados preventivos para evitar a proliferação do vetor. A presidência do comitê ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que coordenará os trabalhos das equipes e dos parceiros que integrarão o comitê.

Até o último dia 10, Várzea Grande já notificou 904 casos de Zika e 68 de dengue, o que representa uma incidência em 40 dias de 363 casos por 100 mil habitantes. Daí a necessidade de estabelecer um plano de contingência na eliminação do vetor. Nesse plano, serão estabelecidas estratégias de prevenção e combate em todo o município, além de acompanhamento e suporte às gestantes, crianças e puérperas que poderão ser afetadas.

Um dos parceiros presentes no ato da instituição do comitê, major Alessandro Silva (Aeronáutica), afirmou que "a união de forças é fator decisivo. Este comitê tem o propósito de exterminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e a febre chikungunya em todo o País. A formação deste comitê estabelece importante cruzada na luta nacional".

Segundo o tenente coronel André Luciano Barbosa Bitencourt, do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC), aproximadamente 265 homens, integrantes das Forças Armadas do Exército e Aeronáutica, serão mobilizados para somar forças com as equipes municipais e demais órgãos parceiros. "Nosso trabalho consistirá, nesta primeira fase, de verificação de possíveis focos do vetor, somando-se às ações do município de Várzea Grande. Visitaremos ambientes domiciliares e comerciais".

Na avaliação da Defesa Civil Estadual, a instituição do comitê representa ação decisiva para que o extermínio do Aedes aegypti tenha êxito em Várzea Grande. "A Defesa Civil Estadual, como órgão de apoio, vem somar forças com a Secretaria de Saúde local para empreender um trabalho resolutivo nesse aspecto. Acredito estarmos no rumo certo, principalmente pela aliança importante com as Forças Armadas Brasileiras, além das forças estaduais, representadas pelas instituições do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Mato Grosso, Defesa Civil e tantos outros parceiros em nível público e privado", afirmou o tenente coronel bombeiro Paulo Selva.

A Infraero também confirmou parceria no trabalho de combate ao mosquito da dengue em Várzea Grande, afirmou o superintendente da instituição, Autemar Lopes de Souza, presente ao evento de implantação do comitê.

A agente de Saúde Sirley Gonçalves Barros, supervisora geral de combate à Dengue no Grande Cristo Rei, adiantou que há muito trabalho para ser feito de agora em diante. "Os cuidados de prevenção precisam ser contínuos. O Cristo Rei agrega 42 bairros. É importante que as pessoas fiquem atentas às informações de combate ao vetor. Um simples gesto de não deixar água parada em sua casa já impede de nascer muitos mosquitos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apreendida madeira e trator usado para desmatamento ilegal no Nortão

Equipes da Sema de Guarantã do Norte e Polícia...

Nova Mutum: ‘famílias na praça’ neste sábado é na praça das Palmeiras

A nova edição do "Famílias na Praça" para alegrar...

Juara destina R$ 4 milhões para materiais e restauração de órgãos públicos

O processo licitatório estimado em R$ 4,7 milhões visa...
PUBLICIDADE