quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Cresce número de queimadas florestais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) divulgou, hoje, os números de incêndios florestais no país. De 1º de janeiro a 28 deste mês, Mato Grosso disparou na frente dos demais estados brasileiros com 6.574 focos captados por satélite. Este número é 32% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (4.986).

Roraima, que ocupa a segunda posição negativa no ranking de queimadas rurais, provocou 3.161 focos, ou seja, menos da metade que Mato Grosso.

O Corpo de Bombeiros, que só tem subsedes em 18 cidades das 141 mato-grossenses, está tendo que colocar em campo cerca de 250 servidores. De acordo com o que o coordenador do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente coronel Paulo Barroso, costumeiramente a corporação chega a esse limite somente de agosto a outubro, período crítico para queimadas.

Além das 18 subsedes, mais oito cidades contam com brigadas municipais mistas, formadas por dois bombeiros militares e seis brigadistas. As demais 115 cidades são atendidas, se possível ,por uma equipe móvel, que se desloca em uma caminhonete, cabine dupla, com quatro bombeiros militares e equipamentos anti-incêndio. “Da parte do Corpo de Bombeiros, é humanamente impossível combater esses focos, que são quase sempre em locais distantes”.

Segundo ele, a maioria desses focos são de fogo intencional para abrir pasto ou área de plantio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio ao acertar cinco números na Milionária

O bolão de Cuiabá foi premiado, ontem à noite,...

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE