sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural de 301 novos alunos em MT

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros realizou, hoje, na capital, a aula inaugural do 15º Curso de Formação de Soldados. São 301 alunos aprovados e do cadastro de reserva que foram convocados no concurso público realizado em 2014. A convocação faz parte do compromisso do governo de valorizar e recompor o efetivo da Segurança Pública.

De acordo com o coordenador desta edição do Curso, tenente coronel Licínio Ramalho Tavares, a formação terá duração de oito meses, com aulas semanais, ministradas em Cuiabá. “Os alunos serão divididos em duas companhias. Uma pela manhã e outra a tarde. Eles terão 1,6 mil horas de aulas com conteúdos teóricos, práticos e estágios. As aulas envolverão todas as atividades do Corpo de Bombeiros, desde legislação até a parte de socorro, mergulho, altura, salvamento, resgate, entre outros temas”.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel BM Júlio Cezar Rodrigues, os 301 alunos vão fazer com que a instituição chegue agora a 34% do efetivo previsto em lei. “Isso será traduzido em mais guarnições de serviço nas unidades existentes, aumentando consideravelmente a capacidade de resposta”.

O comandante ressaltou ainda que todos os alunos do Curso de Formação já fizeram o concurso para municípios específicos, portanto, após a formação, eles serão integrados a unidade do município ao qual eles se inscreveram.

Recentemente, 147 soldados foram distribuídos em 16 dos 18 municípios que contam com estrutura do Corpo de Bombeiros pelo Estado.

Essa última inclusão permitiu à corporação criar a 14ª Companhia Independente de Juína, que já conta com nove soldados desses 147. A unidade irá atender os municípios da região Noroeste do Estado, como Castanheira, Juruena, Colniza, Juara, entre outros. Após a conclusão do Curso de Formação dos 301 novos soldados, mais 21 militares serão enviados à Companhia de Juína para reforçar o efetivo.

Esse incremento de pessoal é o maior que aconteceu nos últimos 10 anos no Corpo de Bombeiros, que atualmente conta 1.086 militares em seu quadro funcional, já contabilizando a recente formatura dos 147 soldados.

A inclusão dos novos bombeiros faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública, que também já colocou nas delegacias de polícia mais 300 investigadores, no último mês, e 615 novos soldados da Polícia Militar, ainda este mês. Outros 300 investigadores e escrivães de polícia do mesmo concurso já foram distribuídos nas unidades da Polícia Judiciária Civil do Estado no mês de maio deste ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE