sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Concessionária muda padrões de entrada de energia em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O padrão de entrada de energia mudou em Mato Grosso para as novas ligações e para unidades consumidores que ficaram desligadas por mais de três meses. A mudança foi definida após uma revisão das normas técnicas do grupo Energisa e é mais significativa para Cuiabá e Várzea Grande, pois os medidores de energia deixarão de ser instalados nos postes.

Os novos padrões são feitos de acrílico, com tampa reta de material translúcido e precisam conter um espaço para o disjuntor (chave geral) e outro para o medidor. A aquisição e instalação do padrão continua sendo responsabilidade do cliente. A concessionária de energia faz a vistoria do padrão, após solicitação do cliente e é responsável pela instalação e lacre do medidor digital. É fundamental que a frente do padrão esteja voltada para a rua, pois o leiturista precisa enxergar da calçada o que o medidor está marcando.

Com a mudança, os consumidores terão algumas opções para instalar os padrões. Em casas, a instalação do padrão pode ser feita em pequenos postes (pontalete), na parte de dentro do muro, desde que o padrão possa ser visualizado da calçada – com grade na parte de cima do muro, por exemplo. O padrão pode ficar embutido no muro, também com o visor voltado para a rua, mas com o eletroduto exposto. O padrão pode ser instalado em pontalete do lado na calçada, próximo ao muro mas do lado de fora, desde que esteja dentro do perímetro do imóvel.

Em condomínios verticais (com prédios) e conjuntos de quitinetes, os padrões devem estar de cada bloco ou torre devem ser instalados no próprio bloco, concentrados em um só local. Podem ficar, por exemplo, dentro de um compartimento tipo armário, com portas protegendo os padrões, que serão abertas quando o leiturista for ao condomínio.

As principais lojas de materiais de construção foram comunicadas sobre a mudança ainda em 2014 e já possuem as especificações técnicas do novo modelo de padrão, assim como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon) e Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (Amee). A mudança também foi divulgada por meio da publicação em jornais. Apenas quem estiver construindo, reformando ou quem pedir religação de energia após três meses de inatividade é que precisa mudar o padrão de entrada.

Conforme o coordenador de Projetos Especiais da Energisa, Erbson Carlos de Siqueira, ainda é possível encontrar os padrões de entrada com a caixa de metal nas lojas de materiais de construção. Mas é preciso ficar atento, porque eles só serão aceitos até dezembro deste ano. Após esse prazo, apenas as caixas de acrílico serão aprovadas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE