sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa demarcação para asfaltar pista do aeroporto de Nova Mutum

PUBLICIDADE

Começou a demarcação da pista do novo aeródromo do município de Nova Mutum. O mesmo estará localizado há cerca de 10 km da cidade, junto a Rodovia da Produção (MT-235) em direção a comunidade Ranchão. Com 1.500m de extensão a pista terá capacidade para o pouso de aeronaves de médio porte e o objetivo é asfaltá-la até o final deste ano, abrindo espaço para vôos comerciais.

O trabalho de demarcação está sendo feito pelo técnico aeronáutico e inspetor de aviação civil José Gonçalves de Andrade. De acordo com ele, leva-se em consideração no processo de demarcação principalmente o vento predominante e a viabilidade econômica com relação à topografia. “O espaço é ideal, pois obedece a uma distância segura com relação à cidade, atendendo o que exige o Departamento de Aviação Civil – DAC”, complementou.

Com o levantamento topográfico pronto monta-se o projeto e faz-se um pedido de autorização ao DAC, do Rio de Janeiro, que vai autorizar a construção. Essa autorização, segundo o técnico, deve ser dada em um período máximo de 25 dias. Enquanto as obras estão em andamento, o próximo passo já será o pedido de registro do aeródromo. Depois de concluído o mesmo será administrado pela Prefeitura Municipal.

A área onde estará localizado o novo aeródromo é de 36 hectares e foi conseguida através de regime comodato com a Mutum Agropecuária, que é uma das incentivadoras do projeto. De acordo com Cesar Balan, que foi designado pelo Poder Executivo para coordenar os trabalhos, companhias aéreas já demonstraram interesse em fazer escala no município. “O próximo passo, após o asfaltamento, será a iluminação da pista, possibilitando também pousos noturnos”, explicou.

Quando concluído o aeródromo deve atrair passageiros dos municípios de Santa Rita do Trivelato e São José do Rio Claro, em especial após a conclusão do asfalto que vai ligar ambos à Nova Mutum. Além disso, vai atender um antigo anseio do empresariado local, facilitando o deslocamento para Cuiabá e na seqüência para outros centros do Brasil. Hoje, de carro, o deslocamento entre Mutum e Cuiabá demora cerca de 3:30h, de avião serão 30 minutos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE