quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Cenipa conclui causa de acidente em que avião atingiu poste em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tornou público apenas agora o relatório final sobre o acidente envolvendo o avião Neiva EMB-202, em abril de 2008, em uma fazenda, em Lucas do Rio Verde. Ele acabou colidindo em um poste de energia, pouco depois de decolar para fazer a pulverização de inseticida e acabou caindo. O piloto sofre lesões leves.

No documento, costa que o piloto decidiu mudar o enquadramento para o tiro, pois percebeu que se cumprisse o perfil pré-planejado passaria sobre um estábulo, o que em ocasiões anteriores, havia causado pânico aos animais, com fuga e dispersão. “Ao tomar essa decisão repentina, o piloto não considerou adequadamente outros aspectos relevantes, tais como a altura mínima de segurança a ser mantida para livrar os outros obstáculos nas proximidades. No enquadramento do novo eixo, a aeronave aproximou-se de postes de alta tensão que ficavam a cerca de 100 metros da plantação de milho que receberia a carga de inseticida”, é apontado.

É destacado que “a queda da aeronave decorreu da colisão contra um poste de energia elétrica. O impacto ocasionou a perda de controle da aeronave, resultando, em seguida, na colisão desta contra o terreno. Segundo o piloto, momentos antes do impacto contra o poste, a aeronave sofreu uma perda significativa e abrupta de altura e, mesmo após a tentativa de corrigir a descida não foi possível evitar a colisão”.

No entanto, também não se pode descartar a possibilidade de que tenha havido a ação de correntes descendentes, comuns em áreas muito quentes quando se faz a transição entre diferentes tipos de terrenos. “A ação de uma corrente descendente, aliada ao peso da aeronave carregada e à alta temperatura na região, podem ter tornado ineficazes as ações do piloto para evitar a perda de altura e a colisão”.

A aeronave estava dentro dos limites de peso e balanceamento previstos pelo fabricante, portanto, foi considerado que esse  fator não influiu no desfecho do acidente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretora do hospital Santa Casa de Cuiabá alerta para superlotação de pronto atendimento

O pronto atendimento pediátrico do Hospital Estadual Santa Casa,...

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...
PUBLICIDADE