sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Cartilha que orientar produtores rurais e prevenir crimes no campo é lançada em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma cartilha com informações e dicas de segurança aos produtores evitar serem vítimas de crimes na zona rural foi disponibilizada no município de Água Boa (746 quilômetros de Cuiabá).  O material foi elaborado pelo Sindicato Rural em parceria com a  Polícia Judiciária Civil e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). “O projeto iniciou com a análise de ocorrências na zona rural do município de Água Boa e o aumento da mão de obra migratória em época de plantio e colheita”, explicou o investigador Aurélio Mendanha.

Segundo a Polícia Civil, a ideia é tornar mais acessíveis informações de crimes comumente praticados contra pequenos, médios e grandes produtores rurais, como roubos e furtos de gado, defensivos agrícolas, roubos nas sedes das propriedades, implementos, veículos e maquinários agrícolas, além de colocar à disposição os serviços de segurança pública, como os aplicativos MT Cidadão, que reúne serviços  emissão de certidões de trânsito, antecedentes, consulta a mandados de prisão e outros disponibilizados no portal da segurança pública.

A Delegacia Virtual oferece nove tipos de registros de boletim de ocorrência pela internet, como furto de celular, exercício ilegal da profissão, ameaça, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal, violação de serviços e o pré-registro, além do extravio e furtos de documentos e objetos, denúncia, e desaparecimento.

A cartilha também fala do Sinesp Cidadão, que é o módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite ao cidadão acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania.  O SINESP Cidadão é composto por alguns módulos como consulta veículos que permite ao cidadão verificar a situação de roubo ou furto de qualquer automóvel do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

“Cabe a nós, que representamos o produtor rural, buscar meios de preservar a atividade, permitindo ao produtor exercer seu trabalho com tranquilidade. O lançamento dessa cartilha é um desses meios. Acreditamos que a segurança no campo é um assunto delicado e pretendemos difundir essas informações em outros sindicatos de Mato Grosso”, informou o presidente em exercício da Famato, Francisco Olavo Pugliesi de Castro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE