quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha de combate tráfico de pessoas será lançada nesta quinta-feira

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap) lança uma campanha Coração Azul nesta quinta-feira, às 8h30, no plenarinho da OAB, em Cuiabá. É uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodoc/ ONU) e foi aderida pelo Ministério da Justiça brasileiro em 2013. Desde então, ocorre no mês de julho, em todo o país, a Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, o comércio de seres humanos é a terceira modalidade de tráfico mais rentável do planeta, ficando atrás apenas do tráfico de armas e o de drogas. Com objetivo de combater esta modalidade foi elaborado em 2002 o Protocolo de Palermo, instrumento legal internacional que trata do tráfico de pessoas, em especial de mulheres e crianças. O documento entrou em vigor em 2003 e foi ratificado pelo Brasil por meio de decreto que promulgou esse Protocolo.

Durante o evento, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Jéssica Marcela Schneider, falará sobre a atuação da entidade no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Em seguida, o juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Jamilson Haddad Campos, ministrará o tema "Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual infantojuvenil".

Ainda durante a manhã terá uma discussão sobre a atuação da sociedade civil no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Um dos coordenadores do Cetrap e da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay), Rodrigues Amorim de Souza, será o mediador desta temática. Em seguida, haverá um debate e apresentação das atividades que ocorrerão ao longo da campanha.

Em Mato Grosso, os trabalhos de mobilização e conscientização em prol do tema é desenvolvido pelo Cetrap em parceria com organizações governamentais e não governamentais. A atividade é desenvolvida em mais de dez países e tem em Mato Grosso um dos estados mais atuantes no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

O evento de lançamento da campanha tem como parceiros a Associação de Desenvolvimento Social dos Municípios e a Comissão da Infância e Juventude da OAB.

A campanha Coração Azul busca encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas. O símbolo representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e alerta para a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da entidade com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretora do hospital Santa Casa de Cuiabá alerta para superlotação de pronto atendimento

O pronto atendimento pediátrico do Hospital Estadual Santa Casa,...

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...
PUBLICIDADE