sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Caminhões apreendidos em operação do Ibama são queimados em distrito no Pará

PUBLICIDADE

Pelo menos dois caminhões carregados com toras foram destruídos por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a operação ‘Onda Verde’, que é permanente na região de floresta entre Cachoeira da Serra a Trairão, que são distritos do munícipio de Novo Progresso (596 quilômetros de Sinop), no Pará. A ação ocorreu, neste final de semana.

A assessoria de comunicação do Ibama informou, ao Só Notícias, que a inutilização ou destruição de bens é uma medida de caráter excepcional e está amparada pelo art. 111 do decreto 6514/08. Os produtos, inclusive madeiras, subprodutos e instrumentos utilizados na prática da infração poderão ser destruídos ou inutilizados quando a medida for necessária para evitar o seu uso e aproveitamento indevidos nas situações em que o transporte e a guarda forem inviáveis em face das circunstâncias. Ou possam expor o meio ambiente a riscos significativos ou comprometer a segurança da população e dos agentes públicos envolvidos na fiscalização.

Ainda de acordo com a nota do órgão, o termo de destruição ou inutilização deverá ser instruído com elementos que identifiquem as condições anteriores e posteriores à ação, bem como a avaliação dos bens destruídos. A medida de inutilização ou destruição é adotada principalmente em áreas protegidas, como Terras Indígenas e Unidades de Conservação, em casos onde há risco de continuidade da prática ilegal, caso o bem não seja retirado do infrator, e em situações onde não exista logística ou segurança para guarda e transporte.

Conforme Só Notícias já informou, pelo menos oito viaturas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ficaram completamente destruídas por um incêndio. O caso foi registrado no Distrito de Cachoeira da Serra (404 quilômetros de Sinop), no último dia 7 deste mês.

Os veículos do Ibama eram transportados em um carreta cegonha, que também ficou destruída. De acordo com um sargento da PM de Novo Progresso, a carreta com as caminhonetes estava estacionada no pátio de uma posto de combustíveis e em Cachoeira da Serra, que distrito de Altamira (PA), perto da divisa com Mato Grosso.

Após os veículos do Ibama serem destruídos pelo incêndio, a presidente da instituição ambiental, Suely Araújo, determinou o bloqueio preventivo de todas as serrarias da região de Novo Progresso, no Pará, no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF). A medida foi tomada após oito viaturas do instituto e uma carreta que as transportava ficarem completamente destruídas em um incêndio.

O objetivo desta medidas é garantir a ordem e assegurar a atuação dos agentes de fiscalização ambiental na região. O Ibama encaminhou à PF áudios e mensagens em que criminosos incitam a destruição de veículos e helicópteros do instituto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE