sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Arquivo Público proporciona visita guiada para grupo de estudantes em MT

PUBLICIDADE

Um grupo de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) visitou a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso. Os acadêmicos aprenderam sobre o funcionamento da unidade e de toda sua estrutura. Na primeira etapa, participaram de uma palestra ministrada pelo gerente de Atendimento, Waltemberg Santos, e pela coordenadora de Gestão Arquivística, Lucineide Alves.

Os visitantes receberam desde informações sobre personagens até fatos históricos, como o surgimento do prédio da instituição em 1941, construído devido à visita do presidente Getúlio Vargas a Capital. Aprenderam também sobre legislação e normatização documental, além do ciclo da vida dos documentos, que abrange desde o processo de produção até seu destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

Estudante do último ano de mestrado, Ana Heloísa acompanhou toda a apresentação. “Eu já vim várias vezes aqui e sempre aprendo um pouco mais, principalmente na questão de preservação e conservação de todo material, trabalho que é muito importante para a memória do estado”.

Na segunda etapa do evento, a superintendente do Arquivo, Vanda da Silva, encaminhou os discentes ao setor de Atendimento e mostrou documentos de épocas e lugares diferentes. Os alunos tiveram contato com o primeiro Código de Postura, de 1753, da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, que na época era a capital de Mato Grosso. Nele foram estabelecidas todas as regras e procedimentos que os indivíduos deveriam seguir naquela região.

Larissa Cristina, estudante do segundo semestre, analisou o evento como uma boa oportunidade para os estudantes iniciarem as pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A futura pedagoga se surpreendeu com a diversidade do que pode ser encontrado no Arquivo Público. “Tenho parentes formados em História e eles me contam sobre muitos documentos importantes que são encontrados em Portugal. E de repente eu descubro que aqui em Cuiabá também existem e estão aqui".

Para manipular os livros, os visitantes receberam luvas, máscaras e ficaram atentos às recomendações importantes como: não levar alimento ou água para o local de leitura, a maneira correta de virar cada página e sobre o uso do flash das câmeras, que não é permitido. Todos esses procedimentos são necessários para garantir a durabilidade de cada documento.

Segundo o Gerente de Atendimento, Waltemberg, no Arquivo Público é possível realizar todo tipo de pesquisa, "não só de história, mas de diversas áreas do conhecimento, como sociologia, letras e até mesmo sobre futebol. Enfim, notícias das mais variadas”. A superintendente também pontuou a importância desses eventos. “São fundamentais para formação e principalmente para questão da preservação e difusão da informação, essas visitas fazem parte de um conjunto de ações do Arquivo Público”.

A instituição é aberta para todos os cidadãos, brasileiro ou estrangeiro, estudante de qualquer nível de formação, pesquisadores de diversas áreas ou simplesmente para quem que têm a curiosidade de saber um pouco mais sobre a rica história de Mato Grosso

As visitas são realizadas às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. Para grupos de até 30 pessoas deve ser feito um agendamento com antecedência de 15 dias por meio do endereço de e-mail [email protected] ou de um formulário que se encontra no site do Arquivo Público.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE