sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Arquivo Público guarda parte da memória de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Grande parte da história de nosso Estado, da fundação do Arraial da Forquilha à elevação da província passando pela fundação de Mato Grosso, a administração pública, está registrada nos milhares de documentos que compõem o vasto acervo do Arquivo Público do Estado.

Nos documentos que datam do século 18, jornais, registros da Coletoria do Estado – hoje Secretaria de Fazenda – as divisões das sesmarias, os livros com lista dos escravos que faziam parte dos bens dos senhores, registros criminais, ouvidoria, enfim, relatos que ajudaram a formar a história de Mato Grosso são ricas fontes de pesquisas para estudantes, profissionais da área, jornalistas, ou apenas para quem deseja saber um pouco do cotidiano da nossa história e saber como o estado surgiu, quem o construiu e como chegamos até os dias atuais.

Uma equipe especial, formada por profissionais como historiadores, biblioteconomista e estagiários cuidam e administram os fundos do Arquivo Público, superintendência ligada à Secretaria de Gestão do Estado. Eles são liderados pela doutora apaixonada por história Vanda da Silva.

Fundado em 1896, o Arquivo Público faz a guarda de documentos administrativos e cartoriais. O primeiro registro do local é uma carta régia, datada de 1713, quando Mato Grosso ainda pertencia à capitania de São Paulo. Outros documentos referentes ao Poder Executivo datam de 1752.

A história administrativa do Estado está acondicionada nos imensos arquivos deslizantes, como os 18 mil documentos apenas da época colonial. “São documentos que vão desde o período dos capitães-generais, aos governadores da província e posteriormente do Estado, que formam a memória de Mato Grosso”, explica a historiadora Vanda.

Todos os documentos estão passando pelo processo de digitalização, uma etapa que requer atenção, cuidado e dedicação dos profissionais. Para se ter uma ideia, há documentos tão antigos que, se manuseados de forma incorreta, se desmanchariam completamente, tanto pelo tempo, quanto pelo material em que foram confeccionados. Alguns papéis, como explica a historiadora, são mais sensíveis ao contato com o ar e devido ao tempo de existência não suportam altas temperaturas.

“Nossa intenção é garantir o acesso à informação a todos que desejam fazer sua pesquisa, conhecer melhor a história de nosso Estado. Com a digitalização dos documentos teremos a informação geral à disposição e futuramente as imagens para que se possa pesquisar até de casa”, comenta Vanda.

O Arquivo Público do Estado de Mato Grosso está localizado na avenida Getúlio Vargas, 451, no centro de Cuiabá.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE