sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Alimentação adequada melhora desempenho de estudantes no Estado

PUBLICIDADE

Uma alimentação adequada nas escolas garante o bom desempenho dos alunos durante as aulas e ainda contribui para a conquista de hábitos saudáveis. Em Mato Grosso, a alimentação escolar possui muitas especificidades de atendimento, como escolas do campo, indígenas, quilombolas, de educação especial, ensino médio integrado, educação em tempo integral, de ensino médio e fundamental, educação de jovens e adultos, além de creches. Ao todo, a rede estadual de ensino conta com 759 unidades escolares.

A nutricionista Lizia Soares Penido, da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), explica que, para atender a demanda, os governos Federal de Estadual desenvolvem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O objetivo é promover a saúde e a alimentação adequada e saudável. Além disso, busca contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis”, diz Lizia Soares.

Em 2016, o Programa destinou aproximadamente R$ 38 milhões para as escolas da rede estadual de ensino; destes, R$ 4,2 milhões são recursos próprios da Seduc. O montante foi repassado pela Secretaria às unidades de ensino, que são responsáveis por gerir os repasses junto aos conselhos de desenvolvimento escolar – entidade formada por servidores das unidades de ensino, pais e membros de cada comunidade.

“Do valor recebido, todas as escolas destinam ao menos 30% para aquisição de gêneros alimentícios produzidos por agricultores ou empreendedores familiares da região, estimulando o desenvolvimento sustentável, impulsionando a vocação agrícola e a recuperação dos hábitos alimentares regionais”, explica a nutricionista.

Segundo ela, são oferecidas refeições balanceadas, voltadas a contribuir para o desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes. As preparações são compostas por alimentos básicos, com a oferta de frutas verduras e legumes e restritas em embutidos, estimulando a alimentação saudável. “Os cardápios são elaborados pela equipe da Coordenadoria e devem atender às necessidades nutricionais estabelecidas na Resolução nº 26”, frisa a nutricionista, destacando que os menus estão disponíveis no site da Seduc.

No início de cada ano letivo, as unidades escolares são responsáveis por planejar os cardápios que serão executados durante o ano. “Esse planejamento deve ser revisto semestralmente, escolhendo as preparações cadastradas elaboradas pela equipe técnica de nutricionistas. Após a seleção dos cardápios, o planejamento deve ser encaminhado para análise e posterior aprovação”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE