sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ações conjuntas aprimoram estrutura e serviços na Caravana da Transformação

PUBLICIDADE

Entre a primeira e a 9ª edição da Caravana da Transformação, a área usada como sede da maior estrutura de saúde e de cidadania aumentou de 5 mil metros quadrados para 10 mil metros quadrados, e de 400 cadeiras para 3.000 cadeiras. Mas as mudanças não param por ai, a evolução é percebida em toda a estrutura e em cada cidade por onde a caravana passa.

Uma das razões dessa evolução é o trabalho conjunto entre a Defesa Civil e a Vigilância da Secretaria de Saúde do Estado. A Defesa Civil e a Vigilância em Saúde são os primeiros a chegar na cidade sede da Caravana. Com pelo menos 30 dias de antecedência, promovem reuniões com as secretarias municipais de Saúde, de Serviços Urbanos, Vigilância e Escritório Regional de Saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas, associação e sindicatos e entidades filantrópicas.    

Segundo informou o coordenador da Defesa Civil do Estado, Cel. Abadio José da Cunha Júnior, esse primeiro contato é importante para consolidar as parcerias com os municípios e dar início à estruturação de toda a dinâmica da Caravana da Transformação. “O apoio da comunidade local e do poder público são fundamentais para o sucesso do evento; sem isso, não seria possível realizar um evento em massa desse porte com tamanha segurança e eficiência”, ressalta Cel. Cunha.

Após as reuniões são realizadas as adequações na cidade para melhorar a sua capacidade de receber um público flutuante e temporário, afinal a Caravana movimenta em média 5 mil pessoas que são deslocadas de outros municípios vizinhos. Nesta nona edição, por exemplo, estão circulando em Juína mais de 7 mil pessoas deslocadas de outros 12 municípios próximos de Juína, de acordo com estimativa da Defesa Civil do Estado.

Essas adequações são desde a infraestrutura da cidade, como iluminação pública; tapa-buracos de ruas; melhoria da acessibilidade para cadeirantes e deficiente visual; desvio de trânsito no local da Caravana para dar maior segurança ao público; retirada de postes; melhoria de calçadas; além de inspeções sanitárias em setores de alimentação, hospedagem, no comércio ambulante, alojamentos e no transporte dos pacientes e orientação e prevenção da segurança do trabalho dos terceirizados que trabalham na montagem da estrutura da Caravana, na coleta de lixo e de resíduos, e na praça de alimentação cedida para três instituições filantrópicas do município dentro do circuito da Caravana.

Dentro da Caravana estão trabalhando diretamente 400 servidores (somente da Defesa Civil são 25 servidores) além dos terceirizados que realizam os serviços de instalação de tendas, do gerador elétrico, dos tablados e grades, cadeiras e mesas, fazem a segurança patrimonial noturna, a climatização dos ambientes e instalação e manutenção dos banheiros químicos. O gabinete do Governo e a Secretaria de Cidades disponibilizou os profissionais de engenharia elétrica e de arquitetura para a elaboração do projeto de estrutura da Caravana.

No serviço de limpeza interna trabalham 9 contratados. A coleta de lixo e resíduo é feita com o uso de equipamentos de segurança especiais, como luvas e botas; o cuidado com a higiene e limpeza previne contaminações e mantém o ambiente mais saudável e limpo para todos, salienta Tatiana Belmonte, gerente de certificação de alvará sanitário.

O coordenador da Defesa Civil destaca como um dos aprimoramentos alcançados com a parceria com a Vigilância em Saúde, a melhoria dos banheiros químicos usados na Caravana, que passava por limpeza uma vez ao dia, agora é limpo automaticamente com a manutenção periódica. Essa evolução da qualidade dos serviços vem possibilitando uma melhora considerável da qualidade dos serviços ao cidadão atendido na caravana. “No começo não tínhamos expertise, era tudo uma novidade para nós da organização; com essas parcerias estamos superando nossas próprias expectativas proporcionando um ambiente ainda mais saudável e confortável para a população atendida. Cada vez que os fiscais da Vigilância faz notificação sobre alguma providência que a Defesa Civil tem de adotar, a nossa equipe faz a adequação imediatamente e isso tem sido muito importante no trabalho do dia a dia na Caravana”, ressaltou Cel. Cunha.

Um reflexo desse sucesso da Caravana é o recente convite feito pelo secretário de Saúde de Rondônia, Williames Pimentel, para que equipe técnica da SES MT e da Defesa Civil auxilie o Estado de Rondônia para a realização desse tipo de evento naquele Estado ainda neste ano. O convite foi feito no último dia 21, quinta-feira, após a visita do secretário e sua equipe técnica às instalações da Caravana da Transformação em Juína.

A gerente de Certificação de alvará sanitário, Tatiana Belmonte, destaca que a articulação com a Defesa Civil e com o município e a divisão de responsabilidades garantem uma oferta de serviços com melhor qualidade e segurança sanitária à população, prevenindo possíveis surtos ou epidemias e intercorrências pós-cirúrgica. As informações são da assessoira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE