sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

2.269 crianças nasceram em Sinop no ano passado

PUBLICIDADE

Com uma população estimada em 99,4 mil habitantes e um crescimento populacional de 4,54%, entre os anos de 2004 e 2005, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), Sinop registrou uma média de 190 nascimentos ao mês, no ano passado. Durante o ano cerca de 2.269 crianças, com pais que residem no município, nasceram em Sinop, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Mas, apesar de ser realizado um constante trabalho de orientação e conscientização aos pais, o número de crianças que não são registradas é considerável. Dados do Cartório do 2º Ofício, apontam que cerca de 30% dos registros feitos por mês em Sinop são tardios, ou seja, de adolescentes e jovens.

No mês de fevereiro foram emitidos 196 registros. Um levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social aponta que nasceram durante o mês, em hospitais do município, 430 crianças. A oficial escrevente Márcia Cristina da Silva, explica que muitos deixam para registrar os filhos no mês seguinte. Segundo ela, no mês de março já foram emitidos 194 registros.

Ela ressalta a importância dos pais registrarem seus filhos logo após o nascimento, já que o registro de é utilizado para atendimentos médicos, creches, escolas, entre outros. O registro é gratuito e pode ser feito no mesmo dia.

Durante o ano também são realizados mutirões para a emissão gratuita do documento, tanto para crianças quanto para adultos, que ainda não possuem o documento. O objetivo é reduzir o número de pessoas sem o registro de nascimento, já que a emissão é gratuita. Segundo dados do IBGE de 2001, Mato Grosso está acima da média nacional do número de pessoas sem o registro de nascimento, que é de 31% da população

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE