quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Estudante do Nortão conquista medalha de bronze na Paralimpíadas Escolares

PUBLICIDADE

Maria Lucilene França, 15 anos, estudante da escola estadual Papa João Paulo II e da APAE de Itaúba (96 quilômetros de Sinop), conquistou a primeira medalha para Mato Grosso na edição 2015 das Paralimpíadas Escolares, em Natal (RN). Abrindo as competições, hoje, a atleta ficou com o bronze na prova de atletismo nos 1,5 mil metros, realizada no campus da Universidade Federal do Rio Grande no Norte.

Maria – que gosta de ser chamada de Raquel – é a atual campeã estadual na categoria T20 (classificação para atletas com deficiência intelectual) em provas de 800 metros, mas nos Escolares participa das provas de 100 e 400 metros, além da de 1.500 metros disputada hoje, e tem grandes chances de novas medalhas, segundo o professor de educação física que a acompanha, Paulo Salomão.

A atleta estuda na escola regular, mas diz que gosta mais de frequentar a Sala de Recursos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde também conheceu e se interessou pelo esporte. “Estou feliz por participar das Paralimpíadas, conhecer outros lugares e por ganhar a medalha”, disse, a estudante, que também foi a escolhida para carregar a bandeira de Mato Grosso na cerimônia de abertura do evento.

Para o professor, ela e outros atletas como Gleise Elen Chafrão, também de Itaúba, que está na competição pela modalidade do judô, estão felizes pela vivência no evento, onde podem conviver com tantas outras pessoas iguais a elas e até com graus de deficiência maiores. “Muitas vezes são discriminados pela sociedade, e desmotivados pela sua própria condição existencial, mas têm nas competições paraolímpicas uma oportunidade para elevar sua autoestima, direta ou indiretamente, além de provar para todos o seu valor como atleta e cidadão”, ressalta.

A atuação dos jovens para-atletas é, sobretudo, exemplo para outros que vivem estigmatizados por suas deficiências físicas e mentais e sem perspectivas em suas casas. Mesmo quem não aspira ser atleta, pelo menos pode encontrar inspiração e coragem, se identificando com aqueles que superaram as inúmeras dificuldades com persistência e dedicação por algum esporte.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE