quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: Brasil perde para Itália no tiebreak mas encerra fase de grupos na liderança

PUBLICIDADE

Já classificado para a etapa decisiva da Liga Mundial de vôlei, tanto pela condição de anfitrião quanto pelo número de pontos na chave, a Seleção Brasileira encerrou a participação na fase de grupos com uma derrota sofrida para a Itália. Jogando em Cuiabá, o Brasil largou na frente, viu os europeus deixarem tudo igual e ditarem o ritmo na reta final, triunfando em cinco sets, com parciais de 21/25, 29/27, 21/25, 25/19 e 21/19.

Apesar do tropeço, a equipe verde-amarela avança na liderança do grupo A, com 27 pontos, seguido pelos sérvios, com 19, e pelos italianos, com 14. Os australianos estão na lanterna, com apenas uma vitória e três pontos conquistados. Sérvia e Austrália, contudo, ainda se enfrentarão no sábado antes de a situação da chave ser definida. A fase final será disputada entre os dias 15 e 19 de julho, no Rio de Janeiro.

Lucão foi o maior pontuador brasileiro, com 14 unidades, enquanto Wallace anotou 12. Do lado vencedor, Sabbi liderou com 16 pontos, seguido por Zaytsev, com os mesmos 14 do central gaúcho. Riad liderou nos bloqueios com três acertos, dois a menos que o italiano Anzani. O Brasil acertou cinco aces – Lucarelli fez dois e Bruninho, Lipe e Lucão fizeram um cada –, enquanto a Itália fez dois com Mengozzi e Luca Vettori.

O jogo – O técnico Bernardinho começou com Evandro, Bruninho, Lipe, Murilo, Éder, Lucão e o líbero Serginho. Com boas jogadas de Lipe e Lucão, o Brasil saiu na frente, mas os italianos melhoraram a recepção e tomaram a dianteira no primeiro tempo técnico (8/6). Zaytsev mandou uma bomba indefensável para Serginho (11/9), mas Lucão respondeu com um ace e deixou tudo igual (12/12).

Um ace de Lipe e erro de Lanza levaram à reabilitação verde-amarela (16/15). O Brasil abriu vantagem no marcador, mas Mengozzi e Zaytsev foram bem e diminuíram (20/19), obrigando Bernardinho a pedir tempo. Evandro ganhou de Zaytsev no bloqueio (22/20), e com uma bola de Lanza na rede, no Brasil fechou o primeiro set em 25/21.

No segundo set, Mário Jr. entrou no lugar de Serginho. Após um rally, Bruninho correu para recuperar uma bola, fez um belo levantamento e Evandro cravou no chão (6/3), mas Anzani passou pelo bloqueio duplo brasileiro e os italianos se recuperaram (9/11). No contra-ataque, Evandro igualou (13/13). Porém, Zaytsev liderou os visitantes até o segundo tempo técnico (13/16), e quando Evandro foi bloqueado (14/18), Bernardinho pediu tempo.

Inspirado, Evandro largou a bola bem colocada e deixou os italianos desnorteados (17/19). Wallace entraram para tentar comandar a recuperação (20/21), mas Mengozzi parou Wallace no bloqueio (20/23). Evandro voltou e pontuou, Bruninho fez um ace e Lucão parou os adversário no bloqueio, deixando tudo igual (24/24). Vaiado pelo público, Lanza errou o saque e Sabbi cometeu um erro, mas o Brasil desperdiçou a chance e acabou derrotado por 27 a 29.

Um ponto de Evandro deixou o Brasil na frente no terceiro set. Ao lado de Lucão oposto deixou o Brasil à frente (4/3), mas os adversários encostaram no marcador (7/7). O central passou pelo bloqueio e cravou a bola no chão (12/9), mas Mengozzi parou o contra-ataque de Evandro (13/12). Lipe mandou no fundo da quadra e, após um grande rallie, Riad parou a Itália no bloqueio e aumentou a diferença (21/18). O técnico Mauro Berruto parou o jogo, mas era tarde demais. A Seleção administrou a vantagem, e com outro bloqueio de Riad e um erro de Sabbi, fechou a parcial em 25/21.

Riad seguiu pontuando e o Brasil largou na frente na quarta parcial (3/1), mas sofreu um apagão e permitiu que a Itália impusesse seu ritmo (9/12). Lucarelli esboçou uma reação (12/13), mas Mengozzi cresceu na rede e fez vários pontos de bloqueio (14/18). Bernardinho pediu tempo quando os italianos aumentaram a distância (16/21), mas de nada adiantou. Um erro de saque de Wallace deu a vitória parcial à Itália por 25/19 e forçou o tiebreak.

O equilíbrio e a troca de liderança marcou o set de desempate. Empurrado pela torcida, Wallace fez o primeiro ponto e Bernardinho optou por colocar Lucas Lóh e Isac na quadra. Sabbi deixou tudo igual (2/2), mas um erro de saque italiano recolocou o Brasil em vantagem. William levantou para Wallace soltar o braço (4/3), mas a Itália virou novamente e Bernardinho pediu tempo. Um erro de Zaytsev, um ace de Lucarrelli e um ponto de Lóh fizeram a liderança voltar para o time verde-amarelo (7/6).

Wallace liderava a reação brasileira. O oposto virou na paralela e mandou uma diagonal curtíssima que correu pela fita e caiu no chão italiano (9/9). O bloqueio italiano parou Lucão (11/13) e Bernardo parou o jogo novamente. Lucarelli fez um ace, Lucão salvou o primeiro match point italiano e ficou vivo no jogo (13/14). Com um oponto de Wallace, o Brasil chegou ao match point (17/16) e lutou bastante, mas não conseguiu fechar a partida. Os italianos aproveitaram a brecha, e com bloqueios bem encaixados, garantiram o triunfo por 21 a 19. 

Este foi o quarto duelo entre as seleções nesta temporada. A Itália venceu o primeiro jogo em Roma e em seguida sofreu uma derrota em casa. Em Mato Grosso, o Brasil venceu o primeiro embate na quinta-feira, mas não resistiu e caiu diante da torcida. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Santos vence o Bragantino e vai à final do Paulistão após oito anos

O Santos está classificado à grande final do Campeonato...

Cuiabá recebe hoje o Brasiliense com boa vantagem pela Copa Verde

O Cuiabá recebe o Brasiliense, na Arena Pantanal, pelo...

Mixto contrata goleira com passagens pela base de clubes da Série A

O Mixto anunciou a contratação da goleira Niele Tenório,...
PUBLICIDADE