quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Universidades do Centro-Oeste discutem currículo na Educação Superior

PUBLICIDADE

Mais de 90 profissionais que atuam em instituições de Ensino Superior da região Centro-Oeste estão reunidos, em Cuiabá para elaborar diretrizes para o desenvolvimento da educação superior do país. O Fórum Regional de Pró-reitores de Graduação (ForGrad) ocorre entre os dias 29 e 30 de junho, no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá.

O tema central que norteia as discussões, nesses dois dias, é currículo no Ensino Superior, e os seus principais desafios, dentre os quais, a sua flexibilização, extensão, educação a distância e processo de internacionalização.

No momento em que o Fórum de Pró-reitores de Graduação completa 30 anos de atuação, o presidente nacional, professor Cleverson Pereira de Almeida (Mackenzie-SP), reforçou a importância das universidades contribuírem na discussão de políticas para o setor.

“É muito rica a troca de experiências com instituições de diferentes regiões do país, que guardam similaridades assim como particularidades. Entendo que o documento que vai sair daqui deve ter dois eixos: um eixo mais geral que embasará futuros documentos nacionais, mas também um viés que diga respeito aos contextos da região Centro-Oeste”.

O evento deve se encerrar com a redação conjunta de um documento chamado Carta de Cuiabá, a ser encaminhado para as autoridades competentes. “A Unemat está engajada nas discussões nacionais que estão permeando os conceitos de currículo, extensão e interdisciplinaridade, o que vai contribuir para pensar como a gente deve se reorganizar internamente”, afirmou a reitora Ana Di Renzo.

A pró-reitora de Graduação da Unemat, Vera Maquêa, reforçou a importância das instituições pensarem conjuntamente e proporem novos caminhos para a Educação Superior. “É fundamental essa atuação em rede para o fortalecimento do setor”, disse à mesa de abertura do evento.

O Forgrad Centro-Oeste é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE