quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Unemat firma acordo de cooperação com instituição chinesa

PUBLICIDADE

O Acordo de Cooperação de longa duração, firmado entre Universidade do Estado de Mato Grosso e Escola de Língua e Cultura Chinesa, em Pequim, foi um dos resultados da participação dos representantes da Unemat no Seminário de Língua e Cultura Chinesa para Brasileiros, evento promovido pelo Ministério do Comércio daquele país, entre os dias 1º e 30 de junho.

O objetivo foi promover intercâmbio entre os dois países e divulgar entre os brasileiros a diversidade cultural da China. Foi um mês de programação intensa, que incluiu aulas, palestras, experiências culturais, visitas de estudos a museus, templos, pontos turísticos, entre outros, nas cidades de Pequim, Xangai e Guangzhou.

Representaram a Unemat a assessora de Assuntos Externos, professora Áurea Regina Alves Ignácio, a diretoria de Mobilidade Acadêmica, Maristela Cury Sarian, e a docente do câmpus de Tangará da Serra Bárbara Cristina Gallardo, doutora em Linguística Aplicada.

“Ação foi muito rica, incluindo curso de Chinês, conhecemos também a cultura, história, economia e política do país. Mas, enquanto representante institucional, queríamos fortalecer uma parceira para a Unemat”, disse a professora Áurea.

Acordo de Cooperação

O Acordo de Cooperação de longa duração, firmado entre Universidade do Estado de Mato Grosso e Escola de Língua e Cultura Chinesa, sinaliza o interesse recíproco de promover o desenvolvimento da língua chinesa, de trocas culturais e de ações de educação.

“A parceria objetiva promover atividades, entre professores e estudantes, para o ensino de línguas. Entretanto, poderá ser ampliada para outras áreas, como tecnologia, engenharias, assim como de medicina tradicional chinesa”, completou. Também contará com profissionais da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secitec) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A delegação do Brasil foi composta por 52 pessoas. Mato Grosso enviou 10 representantes, sendo três da Unemat, uma da Secitec, cinco da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e um da Secretaria de Cultura.

A participação não teve nenhum custo para o Brasil, todas as atividades foram financiadas pelo Governo da China, por meio do Ministério do Comércio

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem termina nesta 6ª

Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem...
PUBLICIDADE