quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Unemat aprova resolução de criação da Faculdade Indígena Intercultural

PUBLICIDADE

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou a minuta de resolução de criação da Faculdade Indígena Intercultural (Faind), vinculada ao campus universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres. A 1ª Sessão Ordinária do Consuni de 2017 ocorreu em Cáceres, esta semana.

O documento apresenta objetivos, definições, forma de constituição e atribuições da Faculdade. A Faind é a unidade executora e de articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativo-financeira dos cursos oferecidos em turmas únicas, nas Modalidades Diferenciadas Indígenas (MDI).

“É um instrumento que regulamenta a oferta de cursos diferenciados indígenas, modalidade que ainda se encontrava fragilizada. Não havia internamente resoluções que a amparasse. Agora, essa estrutura vai possibilitar, ainda mais, o seu fortalecimento”, explicou a presidente do Consuni e reitora da Unemat, Ana Di Renzo.

A Faculdade Indígena tem por objetivos a execução de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo em várias áreas do conhecimento, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas; acompanhamento de acadêmicos indígenas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Unemat; proposição de diretrizes para políticas públicas voltadas para a formação de professores e profissionais indígenas; administração do Museu Indígena, dentre outros.

Os cursos de Ciências Matemática e da Natureza, Ciências Sociais, Língua, Artes e Literatura, Pedagogia Intercultural Indígena, atualmente vinculados à Diretoria de Gestão e Educação Indígena (Proeg), passam a vincular-se ao campus de Barra do Bugres.

A criação da Faculdade Indígena Intercultural), com incorporação de todas as ações relacionadas à Educação Superior Indígena, também atende a uma deliberação do 2º Congresso Universitário. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...
PUBLICIDADE