quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Técnicos das secretarias estaduais de educação discutem Ensino Médio

PUBLICIDADE

Técnicos das secretarias estaduais de educação de todo o país se reuniram, ontem, no Centro de Formação Paula Souza, em São Paulo (SP), para discutir o Ensino Médio em Tempo Integral, Educação Profissional e Ensino Médio Regular. Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Itaú BBA, por meio do Grupo de Trabalho do Ensino Médio, o encontro busca consolidar a integração das três áreas. O objetivo é concretizar um plano de ação para cada segmento, ainda no próximo mês, com políticas articuladas à nova linha da reforma do Ensino Médio.

De acordo com o coordenador do Ensino Médio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Rogério Gomes, um dos representantes do Estado na reunião, foram discutidos ainda os problemas que podem partir da implementação dessas políticas, ou seja, como resolver a formação de professores, o currículo, e como será administrada a diversidade que existe dentro de cada rede.

“O GT é propositivo, então, estamos criando instrumento de flexibilização e implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no estado. É importante Mato Grosso se fazer presente para que possamos alinhar nossas ações às diretrizes nacionais e poder trabalhar de forma mais coesa diante das mudanças que serão praticadas em nível nacional”, enfatizou.

O secretário de Educação do Distrito Federal e coordenador do GT, Júlio Gregório Filho, avaliou positivamente o encontro e garantiu que o caminho é mesmo o diálogo.

“Estamos discutindo as possibilidades e, cada vez mais, ampliando os debates já iniciados nos três encontros anteriores, de tal maneira, que o GT agora começa a ganhar uma direção mais fática para o que queremos, na medida em que verificamos modelos que permitem o desenvolvimento desta nova proposta. Muitas dúvidas ainda existem, porque vamos quebrar essa cultura do Ensino Médio que temos, de uma grade curricular”.

Para ele, as proposições ficam difíceis de serem entendidas porque “o raciocínio comum sempre nos leva ao que temos vigente no país. Esses encontros são muito importantes e, daqui para frente, acredito que estaremos amadurecendo. Não temos mágicas para algumas situações complicadas que foram apresentadas, mas a discussão nos levará para situações melhores do que temos atualmente no Ensino Médio do Brasil”, continuou Gregório Filho.

O GT do Ensino Médio volta a se reunir no mês que vem.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE