quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sintep e governo tentam acordo para acabar a greve nas escolas estaduais

PUBLICIDADE

A greve dos servidores estaduais da Educação completa 57 dias hoje. Uma reunião, esta tarde, na sede do Ministério Público Estadual, está agendada para uma tentativa de acordo entre o Sindicato dos Servidores no Ensino Público (Sintep-MT) e governo.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que o secretário Marco Marrafon, está ciente da reunião e confirmou presença. O presidente do sindicato dos trabalhadores, Henrique Lopes, confirmou presença de sua diretoria.

O Sintep entrou em greve no dia 31 de maio ao lado dos demais servidores públicos que reivindicavam o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA). Parte da recomposição foi cedida via projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, mas os professores mantiveram a paralisação por conta de outras demandas.

Pedem a suspensão integral do edital das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e convocação das conferências participativas para debater o assunto; e que o governo apresente uma proposta para integralizar os percentuais da Lei de Carreira 510/13 até a próxima data base da categoria. O calendário de concurso público, que também estava na pauta, foi atendido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Deste encontro hoje esperamos que as nossas pautas sejam atendidas. É o mínimo para superar o impasse. As posições do governo já foram objetos de discussão e rejeição pela categoria. Nosso parâmetro é a legislação”, afirma Henrique Lopes.

As tentativas de negociações diretamente entre sindicato e Seduc já foram várias desde o momento que a greve completou 1 mês até o momento. Sintep-MT garante que se houver avanço no entendimento, compromete-se a avaliar junto às bases. Entretanto, o governo já sinalizou que já esgotaram todas as possibilidades de acordo.

“Já temos um calendário de atividades que prevê atos locais no dia 27 e ato público estadual dia 1º de agosto. Porém, estas agendas podem sofrer alterações, caso haja avanços nas negociações junto ao governo”, afirma Lopes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE